Semana da Mobilidade Ativa pode entrar para o calendário de Curitiba

Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal pretende tornar as ruas mais ativas, ocupadas e seguras na capital paranaense

Notícias
 

Fonte: Câmara de Curitiba  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de março de 2020

Projeto quer mobilidade ativa incluída na agenda d

Projeto quer mobilidade ativa incluída na agenda de Curitiba

créditos: Arquivo/CMC

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba pretende instituir a Semana da Mobilidade Ativa no calendário oficial da cidade.

 

A autora da proposta, Maria Leticia Fagundes (PV), sugere que a data seja fixada entre 16 e 22 de setembro. Além disso, propõe que o “Dia Sem Carro” (lei municipal 11.171/2004) seja incorporado na nova legislação.

 

Ao justificar o projeto, a vereadora apresentou dados do Detran-PR e do IBGE apontando que já são cerca de três carros para cada cinco pessoas residentes no Paraná. Isso representa uma taxa correspondente a 0,6 veículo por habitante.  

 

“Nesse sentido, é importante ressaltar que o uso diversificado de modalidades de transporte faz com que as pessoas se integrem mais à cidade onde vivem, alterando a sua percepção sobre a própria cidade”, destaca Maria Leticia. No seu entendimento, novos hábitos são capazes de tornar as ruas mais ativas e ocupadas, promovendo mais segurança nos bairros, defende.

 

Tramitação suspensa

Vale lembrar que, no momento, todas as propostas em análise pelo Legislativo, ou que serão apresentadas até 17 de abril, estão com sua tramitação suspensa. Os prazos regimentais foram paralisados, como medida adotada pela Câmara para prevenir a disseminação do coronavírus na Casa.

 

Leia também:
Sai edital para apoio a 16 projetos de mobilidade por bicicleta
Estudo de mobilidade saudável une cientistas do Brasil e Reino Unido
Renata Falzoni: bicicleta e caminhada em tempos de coronavírus
Vitória começa obras para adaptar 104 calçadas de prédios públicos
Em 2020, Bogotá terá dois "Dias sem Carro"

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário