Nova faixa exclusiva de ônibus opera a partir de hoje (1º) em Porto Alegre

Além dos 3 km de faixa azul abertos nesta quarta na Av. Ipiranga, outra faixa prevista para julho no Centro da capital gaúcha deve reduzir mais o tempo de viagem em POA

Notícias
 

Fonte: Mobilidade Porto Alegre  |  Autor: Mobilidade Porto Alegre  |  Postado em: 01 de julho de 2020

Faixas azuis priorizam o transporte público em Por

Faixas azuis priorizam o transporte público em Porto Alegre

créditos: Joel Vargas/PMPA

Começa a funcionar nesta quarta-feira (1º) um novo trecho com faixa azul na Avenida Ipiranga, no centro de Porto Alegre. A área tem cerca de três quilômetros de extensão e fica entre a Rua Barão do Amazonas e a Avenida João Pessoa, no sentido bairro-centro.

 

A faixa exclusiva para ônibus faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

O novo trecho soma-se a outro, aberto no final de maio, na região entre a Antônio de Carvalho e as proximidades da Barão do Amazonas, onde também o asfalto foi pintado e sinalizado para delimitar a faixa exclusiva. No total, os dois trechos resulta em 7.500 metros de via com prioridade para o transporte coletivo.

 

Baixo custo e eficiência

“A implantação de faixas exclusivas de ônibus é uma das políticas públicas mais eficientes, pois traz grande benefício para os passageiros com baixo custo de investimento e manutenção, e torna o transporte público mais atrativo ao garantir maior eficiência para os coletivos, que se isolam das interferências do trânsito”, destaca o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.

 

O horário da operação é de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h. Podem circular pelo local somente ônibus, táxis e lotações. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a estimativa é que a delimitação beneficie 122 mil usuários de 21 linhas de ônibus.

 

A faixa exclusiva para o transporte coletivo busca diminuir o tempo de deslocamento dos passageiros. Recentemente, as avenidas Mauá, João Goulart e Loureiro da Silva, além da região do Túnel da Conceição, haviam recebido demarcações específicas para coletivos.

 

A próxima via a receber a faixa exclusiva, já em julho, é a Rua Siqueira Campos, no centro histórico, com a requalificação de todo o trecho de mil metros entre a Rua General Portinho e a Avenida Borges de Medeiros. O trajeto também receberá uma nova ciclofaixa, além de travessias de pedestres revitalizadas.

 

Leia também:
Proposta de pedágio para carros no Centro é retomada em Porto Alegre
Projeto para baixar tarifa de ônibus em Porto Alegre recebe apoio do Idec
Porto Alegre terá mais 22 km de faixas exclusivas para ônibus
Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário