Porto Alegre terá mais 22 km de faixas exclusivas para ônibus

Prefeitura espera que 450 mil usuários de 154 linhas sejam beneficiados com a medida, que visa acelerar o tempo gasto no transporte público na capital

Notícias
 

Fonte: Gaúcha ZN  |  Autor: Gabriel Jacobsen  |  Postado em: 13 de setembro de 2019

Objetivo é atrair mais passageiros ao transporte p

Objetivo é atrair mais passageiros ao transporte público

créditos: Eduardo Beleske/PMPA

O trânsito de Porto Alegre contará com mais 22 km de faixas exclusivas para ônibus, em 16 trechos de ruas e avenidas, no prazo de até seis meses, segundo a Prefeitura. O anúncio do projeto de priorização do transporte público está sendo feito pelas autoridades nesta sexta-feira (13), no Paço Municipal. 

 

O objetivo segundo a administração é incentivar o uso do transporte público e atender a uma demanda de redução dos custos de operação das empresas de ônibus da cidade. 

 

As três primeiras avenidas a receber as novas faixas serão Independência, Mostardeiro e Goethe; não há data definida para implantação. A Avenida Ipiranga também terá mais dois trechos com prioridade aos ônibus.

 

"As pessoas que entendem que só o carro deveria ter espaço vão reclamar", adivinha o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fabio Berwanger.

 

A prefeitura espera, com a medida, acelerar as viagens de ônibus, especialmente em horários de muito movimento. Conforme a EPTC, quando os 22 km de novas faixas estiverem implementados, 450 mil usuários de 154 linhas serão beneficiados.

 

As faixas exclusivas serão pintadas com uma cor diferenciada e, em horários determinados, serão usadas exclusivamente por transporte coletivo. Na Avenida Independência, por exemplo, a pista exclusiva para ônibus funcionará das 6h às 9h e das 16h às 20h.

 

Economia

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) prevê aumento de cumprimento da tabela programada das viagens. A associação, que representa as empresas de ônibus, prevê economia de 15% a 20% nos custos de operação destas linhas.

 

Leia também:
Porto Alegre: 1,8 mil calçadas têm problemas no Centro
Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre
Porto Alegre construiu apenas 2,6 km de ciclovias em 2018
Porto Alegre ganha rua com mais espaço para pedestres
Projeto BRT Porto Alegre





  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário