Transporte sobre trilhos teve 73,2% menos usuários no segundo trimestre

Devido à pandemia, setor deixou de levar 500 milhões de passageiros nesse período, e chegou a acumular um déficit de R$ 3,6 bilhões, aponta balanço da ANPTrilhos

Notícias
 

Fonte: ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de julho de 2020

Estação Flamengo (RJ): queda no número de usuários

Estação Flamengo (RJ): queda no número de usuários

créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil sofreu redução de 73,2% na quantidade de pessoas transportadas no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

 

O balanço foi realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)*. O impacto fez com que o setor deixasse de movimentar cerca de 500 milhões de passageiros em todo o Brasil, causando prejuízo de R$ 3,6 bilhões.

 

No acumulado do primeiro semestre, a queda no número de passageiros transportados foi de 880 milhões. Com isso, de janeiro a junho, a demanda alcançou apenas 43% do total registrado no mesmo período de 2019, que foi de 1,5 bilhão de passageiros. Para o terceiro trimestre, o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, projeta uma ligeira melhora. 

 

Mas segundo ele, muitas empresas já estão com dificuldade de operação e precisam de novas fontes de financiamento. "A solução para sair da crise passa pelo socorro emergencial de capital de giro para as empresas. Sem isso, a operação de algumas será interrompida”, diz Flores.

 

Para ver o Balanço do Setor Metroferroviário do 2º semestre de 2020, clique aqui.  

 

*A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que representa os operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) do Brasil.

 

Leia também:
Transporte público tem que ter subsídio. Ouça o Boletim Mobilize
Medo da covid-19 pode gerar onda de migração para carro e moto
Estações de trem de SP reabrem todos os seus bicicletários
Metrô do Panamá reduz lotação a 40%
Novos trens do Metrô de Moscou terão sistemas de descontaminação


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário