Campanha de trânsito no DF pede cuidado com os ciclistas

Cuidar, respeitar e valorizar o ciclista são os pontos destacados pela campanha de educação no trânsito que o Detran-DF deve lançar brevemente em Brasília

Notícias
 

Fonte: Agência Brasília  |  Autor: Mobilize/ Agência Brasília  |  Postado em: 21 de agosto de 2020

Um dos 150 grupos de bike organizados que circulam

Um dos 150 grupos de bike organizados que circulam pelo DF

créditos: Arquivo Agência Brasília

Quando um veículo em alta velocidade ultrapassa uma bicicleta em movimento, a pressão provocada pelo deslocamento de ar pode facilmente desestabilizar o ciclista e levá-lo à queda em pleno trânsito de automóveis. Se a distância entre os dois veículos for inferior a 1,5 metro, o risco de colisão é grande, e coloca em sério risco o menor, o que está sobre duas rodas. 

 

Atento aos registros de acidente envolvendo e vitimando ciclistas, e à necessidade do respeito às prioridades nas vias, além do respeito às ciclofaixas, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), está em fase de produção de uma campanha de educação no trânsito para estimular o cuidado com quem conduz as bikes (saiba mais na ilustração abaixo). Com isso, o órgão quer valorizar a bicicleta e também estimular o uso de um transporte não poluente em Brasília.

 

 

 

Mudar concepção

Com mais gente nas ruas andando de bicicleta, as autoridades acreditam que é mais que hora de lembrar motoristas e motociclistas sobre o cuidado com o “mais fraco”, previsto já no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 

“Mais do que um administrador de veículos, o Detran é um administrador de vidas”, garante o diretor-geral do órgão Zélio Maia que, além de dirigir, também se desloca pela cidade de bicicleta. “A gente só muda o cidadão se mudarmos a concepção. Acredito que todo o motorista deveria ser ciclista para entender essa importância.”

 

Leia também:
Zona Verde em Brasília: espaço para uso do pedestre e do ciclista
Justiça do DF exige bicicletário e ciclovias na Rodoviária de Brasília
Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições
Bicicleta é o "melhor normal"
Acompanhe a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário