Fortaleza: infra para bikes chega a 347 km, diz prefeitura

Capital cearense triplicou infraestrutura para ciclistas nos últimos anos, segundo nota divulgada pela gestão municipal

Notícias
Fotos
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de dezembro de 2020

Ciclovia Av Raul Barbosa

Ciclovia na avenida Raul Barbosa

créditos: Pref. de Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza anunciou hoje (2) que a capital cearense alcançou um total de 347,2 km de vias cicláveis. São 217,8 km de ciclofaixas, 118,5 km de ciclovias, 10,7 km de ciclorrotas e mais 200 metros de passeio compartilhado entre pedestres e ciclistas. Desse total, cerca de 62 km foram implantados em 2020, segundo a informação da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos.

 

A nota divulgada pela Prefeitura cita uma pesquisa do ITDP Brasil que avaliou Fortaleza como a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com 49% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado. Segundo a nota, já em 2019 a capital cearense já aparecia no topo da lista dentre as 20 maiores cidades brasileiras com este perfil, com 36% dos fortalezenses morando a menos de 300 metros de alguma infraestrutura cicloviária, ficando à frente de cidades como Belém (29%), Distrito Federal (27%), Recife (24%), Aracaju (21%), Salvador (20%), São Paulo (19%) e Rio de Janeiro (19%), dentre outras.

 

A malha cicloviária disponível em Fortaleza foi ampliada em cerca de 400%, visto que, ao final de 2012, a cidade contava com cerca de 68,6 km de malha cicloviária. Com o desenvolvimento do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, em 2018, já havia sido ultrapassada a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) para 2020, que era de cerca de 236 km de rede para deslocamento de ciclistas.

 

Mapa da Malha Cicloviária de Fortaleza 2020 (clique e acesse)

 

Veja em tamanho maior

 

Veja mais fotos:

Veja mais fotos


Leia também:
Fortaleza quer se tornar uma cidade 100% ciclável; veja como
Em Fortaleza, programas de candidatos citam, mas não avançam na mobilidade
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas
Participe da pesquisa pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta
Mapa colaborativo traz dados da infraestrutura cicloviária no país




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário