Vitória vai iniciar obra de ciclovia na Terceira Ponte

Demanda de ciclistas capixabas foi incluída na ampliação da ponte, que conecta a capital do Espírito Santo ao município de Vila Velha. Obra deve ficar pronta em 2024

Notícias
 

Fonte: Governo do Espírito Santo/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2021

Bicicletada do Maio Amarelo ocupou a ponte, em 201

Bicicletada do Maio Amarelo ocupou a ponte, em 2017

créditos: Pedro Dutra/Secom ES


Os ciclistas da região de Vitória (ES) esperam com entusiasmo o início das obras para a implantação da ciclovia na Terceira Ponte, que faz a ligação entre a capital capixaba e o município de Vila Velha. No início do ano, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, anunciou que os trabalhos devem começar em abril próximo, em conjunto com a obra que também ampliará as pistas da ponte.


A obra atende a uma reivindicação antiga dos ciclistas da região, já que o acesso de bicicletas à estrutura é proibida. Até agora os ciclistas precisam optar entre fazer o caminho pela antiga ponte Florentino Avidos - com um trajeto muito mais longo - ou usar os ônibus especiais que cruzam a Terceira Ponte transportando bicicletas. O problema, dizem os cicloativistas capixabas, é que os coletivos ficam "presos" nos congestionamentos que paralisam a ponte todos os dias.

 

 

Projeção mostra implantação da ciclovia, com barreira de segurança e mirante central | Imagem: Governo do Espírito Santo

 

O projeto prevê a implantação da ciclovia e de uma barreira de proteção contra suicídio, já que a estrutura tem mais de 3 km de extensão e cruza um braço de mar a 70 metros de altura. A chamada "Ciclovia da Vida" será montada sobre uma estrutura metálica que será engastada lateralmente nas vigas de concreto da ponte. As faixa cicláveis - uma para cada sentido de circulação - terão 3 m de largura e 4 km  de extensão, em nível abaixo das pistas de automóveis. Nas proximidades do vão central da ponte, a ciclovia será mais ampla, com 6 m de largura, permitindo que as pessoas parem e possam observar a beleza da paisagem. Nesse ponto, barreiras de vidro susbstituirão as grades de proteção.


A obra também ampliará a capacidade de circulação do trânsito motorizado, com mais duas faixas. Uma delas, a mais larga, será excusiva para a circulação dos ônibus. A previsão do projeto é que a obra aumente em 40% a capacidade de circulação de veículos.

 

Corte mostra o posicionamento das faixas de ciclovias, nas laterais da ponte Imagem: Gov. Esp. Santo



A construção será realizada  pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, que apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços, incluindo os projetos executivos, pelo valor de R$ 127 milhões. Segundo o cronograma, as obras devem ficar prontas em três anos e dois meses, ou seja em meados de 2024.


Veja uma apresentação do projeto em formato PDF

 

Leia também:
Governo libera R$ 89,3 mi para ferrovias em Natal, Recife e João Pessoa
Ciclovia em Vitória (ES) agora deve sair do papel

Ônibus para bicicletas circulam no ES e ciclistas apontam problemas
Linha exclusiva de ônibus já transportou 90 mil bikes em Vitória (ES)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário