Assinado aditivo para o aeromóvel do Aeroporto de Cumbica

Governo federal firmou hoje (8) o termo que obriga a concessionária GRU Airport a construir o transporte elevado que conectará terminais do aeroporto à linha 13 da CPTM

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ ANPTrilhos/ Marcopolo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de setembro de 2021

Imagem ilustrativa do People Mover no Aeroporto de

Imagem ilustrativa do People Mover no Aeroporto de Cumbica

créditos: GRU Airport/ Divulgação

O governo federal e a GRU Airport assinaram hoje (8) o termo aditivo ao contrato de concessão que inclui a obrigatoriedade de a concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, construir e operar o Automated People Mover (APM).

 

O transporte que utiliza a tecnologia do aeromóvel fará a conexão dos três terminais do aeroporto à Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

“Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

 

De acordo com o Ministério, estão previstos R$ 271,7 milhões de investimentos no novo transporte, que busca solucionar um problema antigo: a deficiência no acesso do público aos terminais de passageiros de Guarulhos. A previsão é que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses.

 

People Mover

Os 'people movers' terão funcionamento autônomo (driveless) e, segundo o projeto, o sistema contará com três composições de dois carros.

 

O trajeto de 2,7 km, entre a estação ferroviária e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, será em via elevada e deverá levar seis minutos. Com capacidade de 2 mil passageiros por hora em cada direção, os veículos contarão com ar-condicionado, wi-fi e painéis de informações conectados ao aeroporto.

 

Conhecidos tecnicamente como Automated People Movers (ATM), os veículos com a tecnologia aeromóvel serão fornecidos pela Marcopolo Rail para o consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O grupo será responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade aos terminais do aeroporto.

 

Leia também:
Trem ao Aeroporto de Guarulhos agora sai de hora em hora
Guarulhos (SP) obtém financiamento para implantar VLT
Urbanista critica atraso de obra para integrar aeroporto a trens em SP
Governo de SP anuncia monotrilho entre estação da CPTM e aeroporto



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário