Mobilize participa do Circuito Urbano ONU Habitat

Encontro é organizado pelo CAU/MG e vai discutir as cidades no contexto da emergência climática, com preparação para a COP 26. Assista nesta terça-feira (5), às 19h

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de outubro de 2021

Circuito Urbano

Circuito Urbano: cidades contra as mudanças climáticas

créditos: CAU/MG

 

Ricky Ribeiro, criador do Mobilize Brasil, e Marcos de Sousa, editor do portal, estarão on-line nesta terça-feira (5), às 19h para participar do Circuito Urbano ONU-Habitat 2021. O encontro deste ano está sendo organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), com discussões centradas sobre o papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a COP26, que acontecera´ entre 1º e 12 de novembro, em Glasgow, Escócia. Nas cidades brasileiras, cerca de 90% das emissões se devem aos transportes de pessoas e cargas..

 

Os dois representantes do Mobilize Brasil pretendem discutir a necessidade de "humanizar" a mobilidade urbana como forma de melhorar as condições para estimular a caminhada e o ciclismo, ambos integrados aos sistemas de transportes públicos. Acessibilidade nas ruas e no transporte também é uma medida essencial para garantir a circulação das pessoas com eficiência, idosos, carrinhos de bebês e permitir as entregas de cargas com menor impacto urbano.

 

Tudo isso permite a redução do uso de veículos com motorização de base fóssil, o que é fundamental para a redução das emissões de gases de efeito estufa nas cidades brasileiras. 

 

Circuito Urbano 2021
Em 2018 o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou o Circuito Urbano, uma ação nacional para promover o debate sobre os temas relacionados às cidades. Em 2021, a 4ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O tema central do Circuito Urbano 2021 e´ “Cidades na linha de frente da ac¸a~o clima´tica” e os eventos podera~o ser relacionados a quatro linhas tema´ticas: 1) Cidades Sustenta´veis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Sauda´veis e 4) Cidades Resilientes.

 

Acesse e assista
Circuito Urbano 2021
Mobilidade para Pessoas
5 de outubro (terça-feira)
Das 19h às 20h30
Mais informações em
https://www.caumg.gov.br/caumg-no-circuito-urbano-2021/ 

 

 

Leia também:
"Precisamos reduzir viagens e adotar modos limpos de transporte"
Só dez estados brasileiros e o DF monitoram a qualidade do ar
SP deve ganhar 13 km de novas faixas exclusivas de ônibus em 2021
Mais uma vez a bicicleta vence o Desafio Intermodal de BH
Carros de aplicativo arrecadam mais que ônibus em cidade paulista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário