Ouça o Expresso Mobilize #61

Neste episódio falamos sobre o Estudo Mobilize 2021/2022. Também apresentamos a história de Boji, um cão de rua que gosta de transporte público e vários outros assuntos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de outubro de 2021

"Meu mundo pós-pandemia"

créditos: Henrique G.Campos/Concurso Mobilize de Ilustrações


Ouça o Expresso #61 e entenda como vai ser o Estudo Mobilize 2021/2022. A coordenadora do trabalho, Marília Hildebrand, explica tudo em viva voz. Também falamos sobre as vantagens de usar a bicicleta nas cidades, com base no blog Brasília para Pessoas, do ativista Uirá Lourenço. Ele e a família circulam na capital federal e aproveitam para ver e fotografar as flores, pássaros e outras belezas do Planalto Central.


Em Istambul, na Turquia, um cão de rua foi adotado - como um mascote - pelos passageiros do transporte público da cidade. Ele apareceu, circulando nos trens, bondes, ônibus e até nas barcas que cruzam o estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia. E recebeu o nome de Boji, que significa trem ou truck de rodas, em turco. Calmo, educado e silencioso, Boji se tornou uma espécie de celebridade local e já foi incorporado pela companhia de transportes, que cuida, alimenta e controla suas viagens pela região.


De Salvador vem a notícia de que a prefeitura local restaurou e colocou em funcionamento o Elevador do Taboão, um dos cinco ascensores que ligam a Cidade Baixa à Cidade Alta na capital da Bahia. O mais famoso - e também mais antigo - é o Elevador Lacerda, de 1873, que é considerado o primeiro elevador público do mundo. O Lacerda já passou por várias reformas e modernizações, mas o Elevador do Taboão, que foi construído em 1896, estava abandonado desde os anos 1960. Agora está novo em folha e já transporta passageiros durante toda a semana.


Ouça o Expresso Mobilize #61:

 

 

Leia também:

Você quer atuar em nossa pesquisa sobre mobilidade?
Ciclistas de São Leopoldo (RS) pedem ampliação de áreas para bicicleta
Campanha recolhe bikes paradas em condomínios
Boji, o cão que adora transporte público
Elevador do Taboão, em Salvador, é reativado seis décadas depois
Cinco vantagens de pedalar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário