Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%

Após dois viadutos receberem estrutura cicloviária na capital mineira, número de ciclistas nesses locais cresceu mais que no restante da cidade, aponta estudo

Notícias
 

Fonte: Observatório da Bicicleta  |  Autor: Cristiano Scarpelli/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 11 de janeiro de 2022

Ciclovia sobre o viaduto Via-710: mais segurança

Ciclovia sobre o viaduto Via-710: mais segurança

créditos: Cristiano Scarpelli

Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a fazer essa travessia usando bicicleta, aponta a análise.

 

Foram dois os viadutos que receberam as intervenções para ciclistas. A primeira estrutura, inaugurada em 8 de maio do ano passado, foi a ciclovia no viaduto da Via-710, que liga a avenida dos Andradas ao Minas Shopping. A outra é uma ciclofaixa sobre o viaduto José Maria Torres Leal, que liga a Andradas ao Santa Tereza, concluída três dias depois.

 

A análise dos prováveis impactos positivos dessas obras no fluxo de ciclistas nos dois locais fez parte de um projeto do Observatório da Bicicleta (UCB), realizado pelo ciclista Cristiano Scarpelli a partir dos dados de viagens registradas no aplicativo Strava Metro. 

 

Comparação

O gráfico a seguir ilustra esses dados por bimestre, em toda a cidade e nas duas vias entre jan/2019 e out/2021. Para facilitar a comparação entre os três locais, o gráfico tomou como índice-base 1, o primeiro bimestre de 2019.

 

Fonte: Strava Metro. Imagem: Cristiano Scarpelli

 

O gráfico destaca três marcos importantes que influenciaram no número de viagens em um ou mais locais: 

 

- O início da pandemia, que fez com que o número de viagens quase dobrasse em toda a cidade e quadruplicasse nos dois viadutos; 

- O dia 20 de janeiro de 2021, quando um trecho do viaduto da Via-710 foi fechado para os carros, permitindo aos ciclistas transitar com maior tranquilidade, ainda que a ciclovia não estivesse concluída. Daí em diante, o número de viagens neste viaduto aumentou em mais de 50% em relação ao primeiro ano da pandemia e atingiu 5,7 vezes mais viagens do que em relação ao início de 2019;

- Finalmente, no mês de maio foram concluídas as duas estruturas cicloviárias nos viadutos. No que dá acesso ao bairro Santa Tereza, após a inauguração, a média mensal quase dobrou de abril para maio, representando mais de 5,4 vezes o desempenho de 2019. Já no viaduto da Via-710 tem-se um novo aumento, em que o número de viagens alcança quase sete vezes mais que o seu desempenho tradicional pré-pandemia. 

 

Importante notar que esse aumento ocorreu enquanto o número de viagens no resto da cidade decresceu ligeiramente. 

 

Assim, comparando-se a média mensal de maio a novembro de 2020 com o mesmo período em 2021, em que as estruturas cicloviárias já estavam prontas, tem-se os seguintes resultados de crescimento:

 

 

Percebe-se assim que o desempenho mensal médio em ambos viadutos foi bem maior do que o ligeiro aumento de 8%, observado no resto da cidade. No viaduto da Via-710, o aumento foi de impressionantes 70% e no viaduto que dá acesso ao bairro Santa Tereza, o aumento ficou em 44%. Aumentos estes comparados com um período que já vinha de importante crescimento em relação a 2019, vale destacar.

 

Os números reforçam a tese, sempre repetida por especialistas, de que para mais gente pedalar, é preciso antes oferecer condições de segurança e uma malha cicloviária adequada.

 

Veja vídeo e saiba mais na página do Obsevatório da Bicicleta


Leia também:
Mais uma vez a bicicleta vence o Desafio Intermodal de BH
Projeto incentiva a bicicleta como meio de transporte em Contagem-MG
Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH
PONTES E VIADUTOS Estudo sobre essas travessias para os ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário