Câmara aprova sistema de bikes compartilhadas de Niterói (RJ)

Vereadores aprovaram na terça (25) o serviço de bikes públicas da cidade fluminense. E para incentivar o pedal, Prefeitura anuncia reforma e ampliação de bicicletário

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de abril de 2023

Niteroienses usam bicicleta diariamente para ir ao

Niteroienses usam bicicleta diariamente para ir ao trabalho

créditos: Amanda Ares

Foi aprovado nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Niterói, o projeto de lei que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas do município fluminense. A proposta segue agora para sanção do prefeito Axel Grael (PDT). 

 

A determinação permite à Prefeitura instalar estações nos diversos bairros da cidade, como forma de facilitar o uso das bicicletas por toda a população. Caberá ainda à gestão escolher como deverá ser gerido o sistema, se por administração direta, concessão privada ou Parceria Público Privada. O chefe da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, comemorou a medida, e adiantou que até o fim do ano deverá ser escolhida a empresa para gerir o sistema.

 

A matéria recebeu 16 votos favoráveis e oito emendas foram aprovadas pelos vereadores. Uma delas define que as estações de bicicletas reservem 20% do espaço dos painéis para propaganda de eventos culturais da cidade; outra emenda determina que as estações devem ser construídas inclusive nas áreas mais pobres da cidade, e não somente no eixo centro-zona sul.

 

Cultura da bicicleta

A implantação do sistema de bicicletas compartilhadas é uma das metas do programa Niterói Que Queremos, cujo objetivo é a promoção do equipamento como meio de transporte saudável e sustentável na cidade. O serviço vai permitir aos usuários realizarem viagens combinadas a outros modos de transporte ou viagens de curtas distâncias. 

 

Ao justificar a proposta, o prefeito Axel Grael disse ser inegável que a população niteroiense já vem incorporando a cultura da bicicleta em seu dia-a-dia. “A Avenida Marquês do Paraná, por exemplo, que em 2020 teve concluída a implantação de uma ciclovia exclusiva, chega a receber 850 ciclistas a cada hora em seus horários de pico. Fluxo esse que, dentre as ciclovias brasileiras, é comparável apenas com a Av. Faria Lima [em São Paulo], localizada no coração da maior metrópole da América Latina”, enfatizou o prefeito.

 

Bicicletário Arariboia

Além da aprovação do programa de bicicletas compartilhadas, um dia antes, na segunda-feira (24), a Prefeitura anunciou a reforma e ampliação do Bicicletário Arariboia, equipamento público que desde 2017 funciona no centro da cidade. Segundo a gestão, a obra deve ser iniciada nas próximas semanas. 

 

Com capacidade para quase 500 bicicletas, o espaço será ampliado e o número de vagas irá dobrar, informa o site do governo. Além disso, o local ganhará novo sistema operacional para agilizar ainda mais a entrada e saída dos usuários, novos banheiros, melhoria na infraestrutura geral e uma vending machine que vai oferecer produtos voltados para ciclistas, diz a Prefeitura.

 

Bicicletário Arariboia: espaço de guarda gratuita de bikes no centro de Niterói. Foto: Divulgação/ Prefeitura 

 

Leia também:
Bicicletário da Praça Araribóia: um caso de sucesso em Niterói
Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022, na Eslovênia
Niterói amplia malha cicloviária, com mais 2,5 km
Niterói (RJ) retoma o ciclopatrulhamento nas ciclovias
Niterói, com o pior trânsito, planeja a mobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário