Ciclistas já são 5% dos mortos em sinistros de trânsito

Índice tem crescido em todo o território, e revela a falta de políticas públicas e campanhas que ajudem a oferecer mais segurança a quem pedala

Notícias
 

Fonte: Ministério da Saúde  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de maio de 2023

Mais bikes, mais sinistros nas ruas e estradas

Mais bikes, mais sinistros nas ruas e estradas

créditos: Aliança Bike


Informações do DataSus divulgadas pelo  Ministério da Saúde indicam 1.906 mortes de pessoas em bicicletas nas ruas e estradas brasileiras em 2021. O número tem aumentado ano a ano e já representa 5% das 33.813 mortes relacionadas a sinistros de trânsito.


Naquele ano a cidade de Goiânia foi a capital mais perigosa para quem pedala, com 1,36 sinistros com ciclistas por 100 mil habitantes. Curitiba ocupa a segunda posição nesse ranking macabro, com 1,07 mortes por 100 mil habitantes, seguida por  Recife, com 0,78 dos sinistros envolvendo ciclistas por 100 mil habitantes.


O Estado de São Paulo segue a tendência nacional e tem registrado aumento nas mortes de pessoas em bicicletas: em 2021 foram 321 óbitos, mas em 2022 o número saltou para 357, conforme o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), ou quase uma morte por dia nas vias paulistas.

 

Infraestrutura patina
Os números assustam porque a bicicleta é vista como umas melhores saídas para a crise de mobilidade nas cidades. Assim, a melhoria das infraestruturas para bicicletas, com mais conforto e segurança, é um requisito básico para atrair mais pessoas a esse modo sustentável de transporte, conforme pesquisas nacionais. E embora os especialistas destaquem a importância das bicicletas como fator para a melhoria da saúde das pessoas e da vida nas cidades, de forma geral os prefeitos ainda se mostram tímidos e reticentes quanto à expansão das redes cicloviárias.

 

Bons exemplos não faltam, como Bogotá, Cidade do México, e Santiago, além de Nova York, Berlim e, mais recentemente, Paris, onde uma postura firme da prefeita Anne Hidalgo levou à constituição de uma boa rede de ciclovias, com a consequente tomada das ruas por milhares de ciclistas. 

 

No Brasil, depois de programas de construção de ciclovias em Brasília, Rio e São Paulo, há alguns avanços a destacar em Fortaleza, Recife e Florianópolis, além de algumas cidades de médio porte, como Cascavel (PR), Joinville (SC), Sorocaba (SP) e, principalmente Niterói (RJ). Mas a manutenção e expansão sempre derrapa na descontinuidade das políticas públicas.


O resultado, infelizmente, são mais e mais bicicletas brancas (ghost bikes) espalhadas pelas ruas.

 

Leia também:
Ciclovia incompleta em BH expõe ciclistas a alto risco
"Caminhos para a readequação de velocidades no Brasil"
De bike ao trabalho: Rio é a 2ª do mundo em novos ciclistas
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas
Carta à COP 27 defende mais apoio a pedestres e ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário