Renée Amilcar é a nova presidente da UITP

A experiente engenheira canadense deverá dirigir a Associação Internacional de Transporte Público entre 2023 e 2025

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / UITP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de junho de 2023

Renée Amilcar, agora presidente da UITP

Renée Amilcar, agora presidente da UITP

créditos: Divulgação


A engenheira Renée Amilcar foi eleita como nova presidente da Associação Internacional de Transporte Público (UITP) para o mandato 2023-2025. O anúncio oficial ocorreu durante a assembleia geral da associação realizada na semana passada em Barcelona, Espanha.


Ela foi a primeira canadense e primeira mulher a ser nomeada presidente do Comitê de Ônibus pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP) de 2017 a 2019. E também atuou no Conselho Executivo da UITP a partir de junho de 2019.


Experiência profissional
Amilcar é uma profissional experiente no setor de transporte público. Antes de assumir o cargo em Ottawa, ela ocupou o cargo de Diretora Executiva de Operações de Ônibus na Société de transport de Montreal por 19 anos e durante sua gestão implementou com sucesso estratégias para expandir a frota de ônibus em 15%. Também desempenhou um papel fundamental para a eletrificação da rede de ônibus, visando a uma frota 100% elétrica até 2025.

Formada pela Escola Politécnica de Montreal e na Universidade de Sherbrooke, na mesma cidade, Renée Amilcar recebeu em 2018 o prêmio Lideranças Femininas, da Câmara de Comércio do Quebec. Como gerente geral de serviços de trânsito da OC Transpo, Renée desempenhou um papel fundamental na formação do sistema de transporte público de Ottawa e na promoção de soluções de mobilidade sustentável.

A cidade tem como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 100% até 2040 e ter uma frota de ônibus com emissão zero até 2036. E neste ano, Ottawa promete implantar 350 ônibus com emissão zero graças ao financiamento federal do Banco de Infraestrutura do Canadá (CIB), que concedeu um financiamento de US$ 400 milhões para a compra de um total de 450 ônibus zero emissões.
Renée Amilcar substitui o saudita Khalid Alhogail, diretor da Saudi Public Transport Company, que foi eleito em 2021.



> Por fim, um toque:
 o Mobilize Brasil está em Campanha Financeira: Que tal fazer uma doação? 

 

Leia também:
Eletra inaugura fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
"Folhas artificiais" geram bioetanol combustível
Vinte mulheres inspiradoras na mobilidade urbana
Mulheres andam mais a pé e de transporte público que os homens
"O estímulo ao transporte individual é desastroso"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário