Curitiba instala novas placas de sinalização nas ciclovias

Prefeitura adota nova identidade visual nos eixos cicloviários da capital paranaense, para ajudar na segurança e orientação de pedestres, ciclistas e motoristas

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de abril de 2024

Sinalização vale para orientar ciclistas e pedestr

Sinalização vale para orientar ciclistas e pedestres

créditos: Renato Prospero/SMCS

As ciclovias de Curitiba estão recebendo uma nova sinalização, de design mais leve e de mais fácil leitura. Ao todo, estão sendo instaladas 1.200 placas, aplicadas sobre 600 totens. 

 

O objetivo, segundo a Superintendência de Trânsito (Setran) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que realizam o trabalho, é organizar melhor as estruturas cicloviárias, para garantir maior segurança no trânsito. 

 

Segundo a Prefeitura, além de apresentarem uma linguagem visual mais acessível, as novas sinalizações são mais leves, de fácil manutenção e mais alinhadas com as demais placas de trânsito. A ideia é permitir aos cidadãos - ciclistas, pedestres e motoristas - compreender melhor como se orientar dentro da estrutura cicloviária.

 

"Essas placas auxiliam, por exemplo, na tomada de decisões para que o ciclista possa entender a rota apropriada a seguir. Isso, por sua vez, melhora tanto a segurança quanto a organização do trânsito como um todo", afirma a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

 

Nova identidade visual

O projeto contempla a implementação gradual dos totens em toda a rede cicloviária da cidade. Os locais de instalação e o design das placas foram definidos pelo Ippuc, enquanto a instalação dos totens é de responsabilidade da Setran.

 

“A criação da nova identidade visual cicloviária evidencia a presença dos ciclistas no meio urbano, orienta seus fluxos e ressalta a necessidade de respeito aos pedestres quando a estrutura está sobre a calçada. A implantação dos totens em uma altura mais baixa está alinhada com o ponto de vista do ciclista, garantindo sua visualização”, explicou a coordenadora do Plano de Estrutura Cicloviária no Ippuc, Camila Muzzillo.

 

Como funciona

Cada local que recebe um totem, estudado para receber uma sinalização específica, permitindo que pedestres, ciclistas e motoristas compreendam como ocorre o fluxo de bicicletas na região em que transitam.

 

"Cada totem foi cuidadosamente planejado para o local em que está posicionado, não apenas em relação ao eixo cicloviário, mas também em relação ao cruzamento próximo. Dessa forma, todos ficam melhor orientados quanto ao tráfego na área em que circulam", explica Gustavo Garrett, gerente de Programas de Segurança Viária da Setran.

 

Os totens possuem duas faces com informações distintas para quem passa por eles. A face voltada para quem inicia o trecho cicloviário apresenta os sinais de regulamentação daquele eixo, enquanto a face direcionada para quem está finalizando o trecho oferece orientações sobre como prosseguir para o próximo eixo, realizar conversões, entre outras informações.

 

Placas pedem atenção em trecho de uso compartilhado Foto: Renato Prospero/SMCS

 

Rubia Yamamoto, moradora de Santa Felicidade, conta que já havia reparado na nova sinalização e acredita que as placas de sinalização são importantes para organizar melhor os espaços, principalmente os compartilhados.

 

“Nos espaços compartilhados, aumenta a responsabilidade do usuário, que precisa estar mais atento à sinalização e em relação ao outro”, opina a moradora, que costuma utilizar o passeio compartilhado na Avenida Cândido Hartmann.

 

Locais de instalação

Até o momento, as novas sinalizações estão sendo instaladas nos seguintes eixos cicloviários: Fredolin Wolf, Eduardo Pinto da Rocha, João Bettega, Rio Belém/Mariano Torres/Conselheiro Laurindo, Avenida da Integração, Dr. Alexandre Gutierrez, Cândido Hartmann, Getúlio Vargas, Dr. Dário Lopes dos Santos/Engenheiro Ostoja Roguski, Engenheiros Rebouças/Alferes Poli, Sete de Setembro, Iguaçu e Flávio Dallegrave.

 

Leia também:
Curitiba vai iniciar estudos para a implantação de um VLT
Projeto: "Rua da Memória", em Curitiba
Senado vota exigência de mobilidade urbana em obras nas cidades
Niterói: novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas
Retrocessos na ciclomobilidade: os casos de São Paulo e São Luís

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário