Teleféricos e barcos podem ser opção em São Bernardo

Luiz Marinho, candidato à reeleição da prefeitura de São Bernardo, anunciou que estuda implementar teleféricos e barcos para a mobilidade na cidade

Notícias
 

Fonte: Diário do Grande ABC  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de julho de 2012

Metrocable

Metrocable: solução colombiana

créditos: Panoramio

O prefeito Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou ontem (3) que estuda a implementação de duas soluções inovadoras para a mobilidade urbana da cidade: teleféricos e barcos. A intenção é transportar passageiros por barcos nas proximidades da represa Billings, e via teleféricos, nas áreas mais acidentadas do município.

As referências citadas pelo prefeito são o Metrocable, de Medellin, na Colômbia, o Teleférico do Alemão, no Rio de Janeiro, e alguma coisa como o sistema de barcos de Veneza, na Itália, o Vaporetto.

Vaporetto

Vaporetto, transporte coletivo de Veneza

créditos: Divulgação

Apenas ideias
Candidato à reeleição, Marinho não ofereceu dados sobre suas ideias de mobilidade, não citou investimentos e sequer traçou as possíveis rotas das futuras linhas de transporte. Apenas disse que esses equipamentos poderão ser integrados aos onde corredores de ônibus previsto para serem implantados até 2014. "Estamos estudando estes dois tipos de transporte para dar continuidade à conexão aos terminais e trabalhando em busca de projetos e recursos", explicou, em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC.

 

Mesmo sem conhecer mais detalhes, o professor Humberto Paiva Junior., da Universidade Federal do ABC, elogiou a opção pelos modelos alternativos de transporte. "São coisas inovadoras na região, que melhoram bastante a mobilidade das pessoas, principalmente nas áreas próximas à Billings. É excelente que estejam pensando nisso", comentou. Paiva Junior também elogiou a perspectiva de São Bernardo em transportar passageiros através de barco, mas fez ressalva. "Isso requer mais cuidado. É necessário fiscalização intensa e normas de segurança. No entanto, acredito que a Billings não terá problemas de navegação", explicou.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário