Cuiabá e Várzea Grande terão 4 grandes obras a partir de agosto

Intervenções fazem parte do pacote de obras do novo sistema de transporte coletivo urbano

Notícias
 

Fonte: Midia News  |  Autor: Lislaine dos Anjos  |  Postado em: 16 de julho de 2012

Viaduto da UFMT terá 428 metros

Viaduto da UFMT terá 428 metros

créditos: Divulgação

Mais quatro obras de travessia urbana, conhecidas como “obras de arte”, já têm data marcada para serem iniciadas em Cuiabá, visando à Copa do Mundo de 2014. 

 

No total, serão duas novas trincheiras, dois viadutos e uma nova ponte, a ser erguida sobre o Rio Cuiabá, ligando a Capital a Várzea Grande.

 

Todas essas construções fazem parte do pacote de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e estão sob responsabilidade do Consórcio VLT Cuiabá, que venceu o processo licitatório com a proposta final de R$ 1,47 bilhão.

 

Eixo 1

 Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), já na primeira semana de agosto, terá início a obra de construção da Trincheira Km 0, em Várzea Grande.

 

A obra de arte terá 384 metros e será erguida sobre os entroncamentos das avenidas João Ponce de Arruda e FEB. A trincheira terá duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e passagem do VLT pelo canteiro central.

 

Durante a terceira semana do mesmo mês, outro canteiro de obras será montado no município vizinho, dessa vez para construção da Trincheira da FEB-Cristo Rei, com 337 metros de extensão. Ela será construída sob o entroncamento da avenida Dom Orlando Chaves e FEB.

 

Essas duas obras serão erguidas ao longo do Eixo 1 do VLT, que ligará o bairro do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

 

Eixo 2

 Uma semana depois, ainda em agosto, será a vez de a Capital ganhar mais um espaço em obras. Dessa vez, próximo à atual entrada principal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde será erguido um viaduto de 428 metros.

 

O elevado será construído na Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde se encontram as avenidas Brasília e Tancredo de Almeida Neves, e deverá ajudar a distribuir o trânsito no local. Com a construção do viaduto, a entrada principal da UFMT deverá ser deslocada para mais adiante na avenida, no mesmo sentido.

 

Na semana seguinte, entre o final de agosto e início de setembro, os cuiabanos moradores da região do Coxipó poderão acompanhar o início das obras para construção do Viaduto de Santo Antônio, que será erguido no encontro da Rodovia Palmiro Paes de Barros com a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

 

Os prazos para conclusão dessas obras ainda não foram divulgados.

 

Antecipação

 As obras estão previstas no contrato assinado entre a Secopa e o Consórcio VLT Cuiabá e tinham previsão de início para janeiro de 2013, mas, com a finalização dos projetos e licenciamentos necessários, puderam ser antecipadas.

 

Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, cinco viadutos serão edificados, bem como quatro trincheiras e três pontes – obras de arte especiais que também serão executadas pelo consórcio.

 

Depois de prontas, as obras servirão para melhorar o fluxo de trânsito, criando alternativas viáveis aos motoristas e melhorando o acesso aos bairros e principais avenidas da Capital e de Várzea Grande.

 

Segundo a pasta, anteriormente essas obras faziam parte do pacote de obras de travessia urbana que seriam tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), mas acabaram ficando de fora quando o órgão decidiu reduzir as intervenções apenas para a Avenida Miguel Sutil.

 

Assim, elas foram incluídas no pacote de obras do VLT como construções complementares, necessárias para facilitar a mobilidade urbana na cidade que será subsede do Mundial de 2014.

 

O VLT

O VLT terá dois eixos, ligando a região do CPA ao Aeroporto e os bairros do Coxipó ao Centro da Capital. Ao todo, serão instalados três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

 

O modal será implantando nos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

 

A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.


Leia mais detalhes sobre as obras do VLT aqui.

 

Leia também:

Obras do VLT em Várzea Grande (MT) começam no próximo semestre 

Cuiabá pode adotar rodízio de placas para reduzir congestionamento 

MP abre inquérito para fiscalizar acessibilidade em avenidas de Cuiabá 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário