Prefeitura de São José dos Pinhais discute integração no transporte

A Prefeitura de São José dos Pinhais realiza hoje uma audiência pública sobre a concessão do serviço de transporte público.

Notícias
 

 |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 01 de agosto de 2011

Ônibus em São José dos Pinhais

Ônibus em São José dos Pinhais

créditos: Bem Paraná

O principal objetivo é discutir e ouvir as sugestões e necessidades da comunidade para o transporte público do município. Um dos principais pontos do projeto que será apresentado pela Prefeitura é a integração total das linhas urbanas de São José, uma reivindicação antiga da população. Atualmente, o transporte público de São José dos Pinhais funciona no modelo de integração parcial dentro do município por meio do cartão VEM — os usuários que possuem cartão eletrônico pagam metade da tarifa na segunda passagem para linhas internas.
 
 

“Este sistema de bilhetagem eletrônica é o único meio imediato de conseguirmos fazer a integração total das linhas urbanas de São José. Além disso, é um sistema que traz segurança para os usuários, que não precisam andar com dinheiro e nem com o antigo vale transporte em papel, correndo o risco de serem assaltados e, também, traz segurança para os cobradores e motoristas, que não precisam dar troco e nem transportar um volume muito grande de dinheiro. Este modelo de integração também traz a diminuição no tempo de percurso para o usuário, que não fica preso aos terminais físicos, podendo embarcar, de forma integrada, em qualquer ponto de ônibus”, destaca Luis Scarpin, secretário municipal de Urbanismo de São José.


Outra nova proposta é o pagamento de apenas 75% da tarifa (com a tarifa atual, seria um valor de R$ 1,65), para quem utiliza apenas os ônibus alimentadores. “Quem sai da Borda do Campo hoje e quer ir apenas ao Afonso Pena, por exemplo, pagaria apenas esses 75% da passagem. É o que já acontece para o cidadão que precisa sair das áreas rurais e ir até o São Marcos”, explica o secretário de Urbanismo.


Outros pontos do projeto elaborado, como o plano de transporte, a planilha de cálculo tarifário e o modelo de gestão do transporte também serão apresentados durante a audiência. Além da integração total, o projeto prevê, ainda, um controle de frequência das linhas e do cumprimento dos horários e itinerários dos ônibus. A audiência pública acontece no Auditório da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, das 18h30 às 21 horas.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Fernando guedes - 14 de Fevereiro de 2012 às 14:04 Positivo 0 Negativo 0

Gostaria de deixar registrado a minha indignação em relação ao transporte público de Sjp...inauguraram o terminal novo e não é integrado...e tbm não houve licitação para nem uma empresa de ônibus nova operar aqui...é um absurdo...

Clique aqui e deixe seu comentário