Mais dois sistemas BRT são inaugurados na América Latina

Uruguai e Venezuela pretendem ampliar o sistema BRT de transporte para melhoria da mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Guillermo Petzhold  |  Postado em: 05 de março de 2013

Sistema BRT é um dos mais eficientes no transporte

Sistema BRT é um dos mais eficientes no transporte urbano

créditos: Divulgação

 

No final do ano passado, o Uruguai inaugurou seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit). Situado em Montevidéu, capital do país e que abrange 40% da população do país, o corredor Garzón, com aproximadamente 6,3 quilômetros de extensão, irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas diariamente.

 

Este é apenas a primeira de uma série de obras que serão realizadas visando a melhoria do transporte público da cidade. Até o final do ano, está prevista a inauguração de um segundo trecho localizado na Avenida Agraciada Norte e para 2014 outro corredor na Avenida General Flores, obra que concluirá a primeira etapa do Plano de Mobilidade do município.

 

 

Outra cidade que também optou pelo sistema BRT foi Caracas. Administrado pela mesma empresa dos metrôs, o BusCaracas (ou Línea 7 do metrô) vai beneficiar cerca de 30 mil passageiros diariamente. Este é o segundo BRT localizado na Venezuela – a primeira cidade a adotá-lo foi Mérida, em 2007.

 


BRTDATA.ORG

Saiba mais sobre esses sistemas no site BRTdata.org, um banco de dados que abrange informações sobre sistemas Bus Rapid Transit de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras.

 

Lançado há quase um ano, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).


Confira aqui o panorama atual dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo.


Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil


Leia também:

Sistema BRT irá alterar a estrutura do transporte coletivo em Porto Alegre 

Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014 

BRT em Belém deve ser inaugurado no início de 2016, diz prefeito 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário