Mobilidade urbana piorou com incentivos ao uso do carro

Faz tempo que os governos investem pouco em transporte público e incentivam em excesso a compra do automóvel. O direito de ir e vir só tinha que ficar encurralado

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Fonte: O Globo / CBN  |  Autor: Míriam Leitão  |  Postado em: 20 de junho de 2013

Os governos investem pouco em transporte público

Mais carro, menos mobilidade

créditos: Duke

 

O aumento da passagem foi a gota d'água, que fez transbordar o copo, mas há uma quantidade grande de motivos com os quais os brasileiros estavam irritados. Desde razões econômicas, como baixo crescimento e inflação - principalmente a de alimentos, que tirou renda - até a insatisfação com a política em geral. Os políticos estavam desprezando os sinais emitidos pela sociedade.

 

Mas fiquemos na questão da mobilidade urbana. Os governos, há muito tempo, investem pouco em transporte público. Esse velho problema brasileiro se agravou muito nos últimos anos, porque ele incentivou demais, em excesso, a compra de carros sem ter criado uma infraestrutura para a circulação de automóveis e ônibus. O direito de ir e vir ficou encurralado.

 

Um dos mecanismos pelos quais o governo incentivou a compra de carro foi muito lesivo ao transporte em geral. Eu explico: em janeiro de 2008, começou a redução do imposto que incidia sobre a gasolina, a Cide. E esse dinheiro tinha um destino: pela lei, tinha de ser investido em infraestrutura de transporte e redução da poluição provocada pelo uso da gasolina.

 

R$ 22 bi poderiam ter sido investidos em infraestrutura de transportes 

Segundo o CBIE, o governo deixou de arrecadar, desde o início da redução da Cide até a sua eliminação, R$ 22 bilhões que poderiam ter sido investidos naquelas áreas que citei.

 

Muito mais racional do ponto de vista econômico e social era ter feito com que o carro particular pagasse mais e usar o dinheiro da Cide na infraestrutura de transporte.

 

O governo fez essa insensatez, achando que assim conseguiria administrar a inflação. Mas não conseguiu. A inflação subiu. As pessoas também passaram a comprar mais gasolina, o que fez aumentar o déficit na balança comercial, e provocou prejuízos à Petrobras e à cadeia do etanol. Como se vê, uma política pública completamente equivocada.

 

O Brasil tem uma enorme oportunidade, com esse movimento, de discutir profundamente as escolhas feitas pelo governo. Esse é um momento de conversar sobre o país. É esse o recado das ruas.

 

Ouçam aqui o comentário feito na CBN





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Comentários

Daniel Julio - 21 de Junho de 2013 às 15:24 Positivo 1 Negativo 0

É correto afirmar que o Governo acaba criando uma bola de neve, uma vez que incentivam o uso de automóveis, e ao mesmo tempo querem trazer mobilidade para o usuário de ônibus, eles precisam trazer incentivos é para o uso de transporte público!

Daniel Julio - 21 de Junho de 2013 às 15:24 Positivo 0 Negativo 0

É correto afirmar que o Governo acaba criando uma bola de neve, uma vez que incentivam o uso de automóveis, e ao mesmo tempo querem trazer mobilidade para o usuário de ônibus, eles precisam trazer incentivos é para o uso de transporte público!

Daniel Julio - 21 de Junho de 2013 às 15:24 Positivo 0 Negativo 0

É correto afirmar que o Governo acaba criando uma bola de neve, uma vez que incentivam o uso de automóveis, e ao mesmo tempo querem trazer mobilidade para o usuário de ônibus, eles precisam trazer incentivos é para o uso de transporte público!

Daniel Julio - 21 de Junho de 2013 às 15:24 Positivo 0 Negativo 0

É correto afirmar que o Governo acaba criando uma bola de neve, uma vez que incentivam o uso de automóveis, e ao mesmo tempo querem trazer mobilidade para o usuário de ônibus, eles precisam trazer incentivos é para o uso de transporte público!

Daniel Julio - 21 de Junho de 2013 às 15:24 Positivo 0 Negativo 0

É correto afirmar que o Governo acaba criando uma bola de neve, uma vez que incentivam o uso de automóveis, e ao mesmo tempo querem trazer mobilidade para o usuário de ônibus, eles precisam trazer incentivos é para o uso de transporte público!

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