O Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó está em fase de levantamento de dados. Doze estudantes da Unochapecó e do Ensino Médio trabalham como estagiários na elaboração do diagnóstico. Metade da equipe fica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e o restante está concentrado na pesquisa de campo pelas ruas da cidade. O trabalho é supervisionado por um Gerente de Mobilidade Urbana e um Diretor de Obras.
A etapa de levantamento das informações, que é um processo minucioso para definir, estatisticamente, a fotografia do sistema viário de Chapecó, começou em junho de 2013 e segue até o final do ano. “Precisamos definir o escopo da realidade urbanística de Chapecó. Isso é fundamental para conseguirmos acessar recursos e colocar em prática as ações necessárias”, destaca o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Buligon.
O Plano de Mobilidade Urbana está sendo desenvolvimento com o apoio técnico do LabTrans, o maior laboratório entre as Universidades Federais do País com foco na realização de estudos e projetos nas áreas de Logística e Transportes. Um convênio entre a Prefeitura de Chapecó e o LabTrans foi assinado no final de abril deste ano.
Aos poucos, o estudo começa a evidenciar alguns números, como por exemplo, a existência de 1.500 lombadas físicas e 6.500 cruzamentos em Chapecó. Todos os dados estão formalizando um mapa virtual da mobilidade urbana de Chapecó. As informações são analisadas por engenheiros e técnicos do LabTrans que aos poucos começam a apontar sugestões de propostas, as quais irão embasar os projetos do estudo.
A Administração Municipal já recebeu a sinalização de alguns apontamentos, como a necessidade da adaptação de corredores de ônibus; vias de mão única; remodelação de canaletas e rótulas e evitar a construção de novas lombadas físicas.
O LabTrans tem 18 meses para concluir o estudo. No próximo mês está previsto um treinamento aos estagiários que estão trabalhando na pesquisa de campo. Eles irão aprender a utilizar um equipamento de contagem eletrônica. Existe a previsão de iniciar as obras físicas apontadas pelo Plano em 2014. “O trabalho chega para melhor atender o fluxo de pedestres e motoristas em Chapecó e é uma prioridade do Governo Municipal. A preocupação é proporcionar qualidade de vida ao chapecoense, e também planejar Chapecó para o futuro”, destaca o Prefeito, José Caramori.
Leia também:
Prefeitura de Florianópolis prevê início de oito obras de mobilidade em 2014
Florianópolis: Novo sistema promete tarifa de ônibus mais barata
"Melhor solução é entender o transporte como um sistema único"