Linha férrea ligando litoral nordestino custará R$ 20 bi

Estudo técnico para saber a viabilidade do projeto será assinado próxima semana entre ANTT e Sudene. A linha férrea ligará Salvador, na Bahia, até São Luís, no Maranhão

Notícias
 

Fonte: Portal No Ar  |  Autor: Virgínia França  |  Postado em: 19 de março de 2014

Projeto quer ligar todo o litoral nordestino

Projeto quer ligar todo o litoral nordestino

créditos: Alberto Leandro

 

O projeto de interligar todo o litoral nordestino começa a tomar corpo. Na próxima segunda-feira (18), em Aracaju, a Agência Nacional de Transporte Terreste (ANTT) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) assinarão o termo de cooperação técnica para iniciar os estudos de viabilidade do Trem do Sol. O assunto foi noticiado no blog Ponteio, do portalnoar.com, do jornalista Aluisio Lacerda.

 

A linha férrea ligará Salvador, na Bahia, até São Luís, no Maranhão, para a movimentação de cargas e passageiros. A ferrovia deverá ter 2,7 mil km de extensão, com estimativa de R$ 20 bilhões em investimentos.

 

Segundo Adonis Oliveira, coordenador geral de Políticas Regionais da Sudene, o estudo irá expor toda viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, o custo no transporte de passageiros e cargos.

 

“É a assinatura do acordo para o desenvolvimento do projeto. É um projeto para cinco, dez anos. Tem muito chão pela frente”, declarou Oliveira.

 

Serão apontados no estudo qual o órgão que irá gerir o empreendimento, se haverá parcerias com empresas internacionais, que já implantaram este tipo de projeto na Espanha, por exemplo.

 

A prioridade é no transporte de passageiros entre os estados da região Nordeste e “no período ocioso faria o transporte de cargas para otimizar”. De acordo com Adonis Oliveira, no transporte de passageiros seria atingida a velocidade média de 200 quilômetros por hora (Km/h) e com cargas 40 a 50 Km/h.

 

Com a conclusão desse estudo, será feito um projeto de detalhamento da obra e a liberação dos recursos, e como este será feito.

 

Se concretizado, este será o projeto de linha de ferrovia ligando todo o litoral dos nove estados nordestinos.

 

Leia também:

Brasil planeja licitar trem de alta velocidade entre 2014 e 2015 

Trem Regional: Definida data da audiência pública em Bento Gonçalves-RS

Edital do trem SP-Campinas sai no 1º semestre de 2014 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Patrick - 20 de Março de 2014 às 11:40 Positivo 1 Negativo 0

Lindo o projeto, e como tudo que é muito bom no Brasil, não vai sair do papel infelizmente. Talvez em 2200 eles substituam por um projeto "similar" envolvendo estradas de péssima qualidade e ònibus com itinerários parecidos as paradas do trem.

Clique aqui e deixe seu comentário