O papel do cidadão na construção da Mobilidade Sustentável

Aracaju celebra a Semana Nacional do Trânsito

Notícias
 

 |  Autor: Raquel Passos  |  Postado em: 27 de setembro de 2011

Passeio Ciclístico

Passeio Ciclístico

créditos: Cleverton Ribeiro

A população tem responsabilidade de transformar as estatísticas enquanto se vive na Década de Ações pela Segurança Viária, diretriz da Declaração de Moscou.

Como forma de proporcionar reflexão na sociedade a respeito da necessidade de se consolidar a mobilidade sustentável,a Semana Nacional do Trânsito (SNT) é um momento ativo em todo o país. Em Aracaju, não acontece diferente. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através da Prefeitura Municipal de Aracaju, em parceria com membros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (COMSEPAT), realizou diversas atividades relacionadas ao temano período de 18 a 25 de setembro.

A abertura aconteceu com a realização da 4ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera, que contou com cerca de 800 ciclistas, fora a população que prestigiou os ciclistas na largada e chegada. Bicicletas foram sorteadas entre os participantes do evento como forma de estimular o uso do transporte ambiental em Aracaju.

"Todos perceberam que, enquanto seguíamos o percurso, as árvores sorriam para nós. O caminho que devemos construir é o da mobilidade sustentável, tarefa difícil, mas que estamos nos esforçando para consolidar através da reflexão sobre o assunto com a sociedade. A cidadania é a principal aliada nesse movimento. É chegada hora de refletir a respeito da cultura adquirida pelos aracajuanos e como se deve utilizá-la no trânsito, que é lugar composto por gente", afirma o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Seguindo a programação em alusão à SNT, a campanha que é cada vez mais aceita pela sociedade aracajuana, Chega de Acidentes, foi realizada em diversos pontos estratégicos da capital. A empresária Gisele Ribeiro aprova a iniciativa. “Lógico que não é somente com ação como essa que as pessoas vão começar a mudar de conduta enquanto dirigem ou trafegam por aí, mas este é um avanço necessário!”, conta.

Ações

A realização do ‘Rua Viva’ animou os pedestres e ciclistas durante dois dias e fez com que condutores parassem um pouco de acelerar, pensando em como reafirmar o direito de ir e vir de cada cidadão. Esta é a terceira edição do projeto em Aracaju e a intenção é que a ideia se perpetue. “A população se mostrou entusiasmada. Todos querem um ambiente mais agradável de se viver e de se ter mobilidade. Vamos estudar a possibilidade de estender o projeto em outras datas simbólicas. Este momento é valioso e contribui para que a população realmente reflita e procure soluções práticas junto ao poder público”, declara Samarone.

Durante toda a semana, a programação da SNT contou com exposição de equipamentos de segurança na área interna do Shopping Riomar e de campanhas em parceria com diversas escolas com a unidade móvel do Detran e também em rodovias através do comando educativo.

Outra oportunidade de desenvolver habilidade crítica a respeito da temática que nomeia a semana, foio seminário "Pare, pense e mude" que trouxe a questão para ser debatida com o superintendente Antônio Samarone, o cirurgião geral do SAMU, Fábio Alves, o bispo auxiliar Dom Henrique Soares da Costa e o engenheiro mestre em trânsito, Gregory Aguiar durante dois dias.

Já para tratar de estatísticas atualizadas sobre acidentes e óbitos sobefeito da violência no trânsito, AntonioSamarone proferiu palestras para motoristas e cobradores de uma empresa de ônibus que presta serviço de transporte de passageiros em Aracaju, bem como levou estas informações, que desenham o atual cenário de mobilidade, para universitários em uma instituição de ensino superior. A convivência da sociedade com o conflito existente entre deslocamento, conforto e praticidade foi o tema geral abordado.

"Estamos vivendo um momento de transição de civilização que acabou interferindo na nossa noção sobre espaço, comportamento e velocidade enquanto disputamos lugar nas vias, calçadas e ciclovias", coloca Samarone. Para ele, o trânsito se tornará mais seguro quando cada indivíduo entender que não está só e passar a se preocupar com o próximo.

Para dar continuidade ao conceito do projeto ‘Rua Viva’, a ‘Rua de Lazer’ fechou a programação da SNT em Aracaju. Em um trecho considerável de uma das principais vias de acesso da cidade, Avenida Beira Mar, a população pode se utilizar do espaço que normalmente serve para a disputa de espaço entre carros e motocicletas.

Gente de todas as idades conviveu em harmonia durante os dois últimos dias da SNT. A via bloqueada para veículos criou oportunidade para que as atividades de lazer e cidadania fossem aproveitadas de forma sustentável. Serviços de várias secretarias municipais estiveram abertos à comunidade que se dirigiu para a ‘Rua de Lazer’ com o intuito de reafirmar sua posição de ator social diante do desafio da mobilidade urbana.

Dia Mundial Sem Carro

O destaque da SNT foi registrado no dia 22, quando o mundo se mobilizou para substituir os veículos automotores pelos sustentáveis. O Dia Mundial Sem Carro contou com a adesão de 2.047 cidades em 42 países, e Aracaju está nesta estatística.

Para simbolizar a data, o prefeito Edvaldo Nogueira seguiu para o trabalho de bicicleta, contando com a participação ativa do superintendente da SMTT, Samarone. Os gestores entendem que através de uma política pública que valorize o transporte público, a mobilidade urbana pode se tornar sustentável em qualquer lugar do planeta. “Por isso que já encaminhamos à Câmara Municipal de Aracaju o projeto de licitação do transporte público da cidade. Aracaju nunca o teve. Esta é uma ação comprometida com os anseios de locomoção da sociedade”, pontua o superintendente Samarone.

Faixa de pedestres

É através do contato direto com crianças e jovens que algo pode ser mudado em relação ao comportamento da sociedade enquanto no trânsito. As estatísticas podem cair, reverter os dados e fazer do trânsito um local seguro para circulação de todos com a mudança de cultura. O objetivo é trabalhar questões como respeito e segurança nas vias. Dessa forma, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, iniciou a ação de pintura de faixa de pedestres em parceria com instituições de ensino que trabalham o crescimento infanto juvenil. A equipe técnica de sinalização do órgão delineia a faixa na via e instala as placas verticais necessárias, mas os responsáveis pela pintura são os alunos com uma tinta especial."A escola é um espaço fundamental para fomentar e promover a educação para o trânsito. A garotada que pinta a faixa, passará a se reconhecer como pedestre e cobrará dos seus pais e responsáveis, atitudes sintonizadas com a cidadania e o respeito da lei”, observa Samarone.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário