Nos próximos dois anos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) prevê a construção de mais 40 quilômetros de ciclovias na capital, superando os 100 quilômetros. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem fazendo estudos, também, com a ONG Ciclo Urbano, para implantação de bicicletário e instalação de ciclorrotas. O assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, destaca que uma das ciclovias será na Avenida Perimetral Oeste.
Essa avenida, que terá 27 quilômetros de extensão, tem como pontos extremos o Bairro Soledade e a Zona de Expansão. E toda ela haverá ciclovia. Ela também vai desafogar o deslocamento da população da Grande Aracaju, beneficiando 281 mil pessoas. E muitas delas possuem bicicleta e a utilizam para o trabalho.
Paralelo a esse projeto, a SMTT está em estudos para implantação das ciclorotas. Já ocorreram reuniões em julho, com a ONG Ciclo Urbano, que iniciou as pesquisas no centro da cidade. Quando forem implantados os bicicletários – passando por processo licitatório – a segunda fase será a sinalização para estas ciclovias.
“Temos que estimular os bicicletários e as ciclorrotas. Imagine o cidadão que sai da 13 de Julho e quer ir para o Conjunto Castelo Branco. Ele vai pegar as ruas paralelas à Avenida Francisco Porto ou Bairro Grageru, que são mais calmas. Essas ruas serão todas sinalizadas, orientando ciclistas, motoristas e pedestres. E, claro, para que o ciclista não se perca”, pontou Flávio Vasconcelos.
Leia também:
Pesquisa apontará locais para instalação de bicicletários em Aracaju
Uso indevido de calçadas motiva ação da prefeitura de Aracaju
Aracaju ganha mais 10 estações do Caju Bike