No RJ, mesmo com multas, carros e táxis circulam na Rio Branco

Prefeitura começa a punir infratores, mas flagrantes de invasão da via continuam. Desrespeito reflete a cultura do individualismo e da malandragem

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Gabriel Sabóia  |  Postado em: 09 de dezembro de 2014

Carros particulares abordados por orientadores de

Carros particulares abordados por orientadores de trânsito

créditos: Fábio Gonçalves/Agência O Dia

 

Rio - No primeiro dia de sanções aos veículos que trafegam sem autorização pela Avenida Rio Branco, que é exclusiva para ônibus municipais, de 5h às 21h, nos dias úteis, muitos táxis e carros particulares foram flagrados circulando irregularmente na via. O motivo das restrições ao trânsito é a interdição de três faixas da avenida para obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

A restrição ao tráfego começou no dia 29 de novembro, mas a prefeitura afirmou que daria um prazo até ontem para começar a punir os motoristas. Ainda assim, havia quem garantisse estar “desavisado”. Por descuido ou ‘malandragem’, muitos acabaram penalizados. A CET-Rio não informou o número de multas e informou que deve divulgar o balanço do primeiro dia nesta terça-feira.

 

“Por onde sigo? O aeroporto Santos Dumont nunca foi tão longe”, desabafava o administrador Marcos Santana, na esquina das Avenidas Presidente Vargas com Rio Branco, para o agente de trânsito José Almeida. Às 9h, o agente contou que havia aplicado uma multa. Contudo, era nas outras transversais à Rio Branco que ocorria o maior número de irregularidades. Nas ruas como a Evaristo da Veiga, Assembleia e Almirante Barroso, por exemplo, motoristas forçavam a passagem para entrar na Rio Branco.

 

Carros particulares, taxistas e motociclistas flagrados na Rio Branco sem autorização são penalizados em R$ 85,13, além de perderem quatro pontos na carteira. Aos sábados, a exclusividade para os ônibus é de 5h às 15h. Aos domingos e fora dos horários de restrições, o trânsito é liberado nas duas únicas pistas que continuam abertas, da Presidente Vargas até a Cinelândia, no sentido Aterro.

 

A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2016. Os itinerários de 53 linhas de ônibus que passavam no sentido Candelária foram transferidos para a Presidente Antônio Carlos e 1º de Março. De acordo com a CET-Rio, 310 operadores e guardas municipais trabalham na orientação dos motoristas.

 

Taxistas tentam jeitinho para burlar as normas

 

Muitos taxistas tentavam o famoso ‘jeitinho’ para burlar as normas. Nos acessos às transversais da Rio Branco, alguns tentavam convencer os ficais de deixá-los prosseguir por um quarteirão,para que pudessem deixar os passageiros em seus destinos.

 

Os táxis têm novos pontos na Praça Mahatma Gandhi, entre a Rua Senador Dantas e Praça Floriano Peixoto; nas Ruas Santa Luzia e Araújo Porto Alegre, além da Avenida Almirante Barroso, entre Avenida Rio Branco e Rua México.

 

O baixo fluxo de veículos pela Avenida Presidente Vargas não atenuava o tom das críticas de pedestres que agora têm de caminhar mais para chegar aos pontos de ônibus. “Até o momento não entendi todas as mudanças. É mais uma com a qual terei que conviver”, dizia o carteiro Sílvio Prata. O VLT ligará o Centro à Zona Portuária.

 

Leia também:


Prefeitura inicia mais um trecho da obra do VLT no centro do Rio

No Brasil, poluição mata bem mais do que o trânsito

No Rio, estações da Linha 4 do metrô estão quase prontas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário