Muito mais do que uma ciclovia

A lição deste domingo (28) na Paulista: o espaço público tem de ser devolvido às pessoas; crianças, ciclistas e todos nós temos direito a caminhar, respirar, viver melhor

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa e Regina Rocha  |  Postado em: 29 de junho de 2015

Uma via aberta a crianças, idosos, cadeirantes, ci

Uma via aberta a crianças, idosos, cadeirantes, ciclistas...

créditos: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil

 

Parecia um sonho. Eram 10h25 quando chegamos à avenida Bernardino de Campos, no bairro do Paraíso, onde incia a ciclovia da Paulista. Notamos à esquerda uma das faixas já inteiramente tomada por um cortejo de ciclistas. Pedalamos forte, e alçançamos a faixa dos pedalantes. Havia uma enorme ansiedade no ar, embora o clima fosse de grande alegria e tranquilidade.

 

Duzentos metros à frente, encontramos o bloqueio do tráfego e chegamos à entrada da principal avenida paulistana, naquele domingo inteiramente aberta às pessoas. No centro, a longa e novíssima faixa vermelha da avenida Paulista, resultado de anos de lutas da sociedade civil. Mas, além da nova ciclovia, as seis faixas mais as largas calçadas estavam tomadas por uma massa de pernas e rodas, de todos os tipos, cores e tamanhos, numa festa singular... 

 

Àquela hora, o conselheiro do Mobilize, Guilherme Bueno, já estava transmitindo a festa ao vivo, graças à tecnologia da U-Can, cedida pelo parceiro Eldad Eitelberg, permitindo que nosso diretor Ricky Ribeiro e pessoas de todo o Brasil pudessem acompanhar passo a passo os principais momentos da festa. Guilherme foi à luta e conseguiu entrevistar o prefeito Haddad e o secretário Jilmar Tatto, logo depois da inauguração solene. Mas muita gente passou pela câmera... gente como a ciclista e jornalista Renata Falzoni.

 

Já na avenida, a sensação era de um estranho encantamento, como se todos estivéssemos vivendo outro tempo. O silêncio permitia ouvir perfeitamente os músicos e cantores que aderiram à festa. O ar estava mais frio, talvez pela ausência dos motores, e mais leve, certamente mais respirável. Em certo ponto, chegamos a sentir o perfume, sutil, das poucas árvores que resistem por ali. 

 

Crianças surgiam por todos os lados, tentando avançar com seus velocípedes, patinetes e "balance bikes", que são pequenas bicicletas sem pedal. Algumas seguiam conduzidas nas magrelas de pais e avós, mas muitas corriam e aproveitavam a grande festa pública.

 

Também idosos pedalavam. Vimos um senhor que seguia em um patinete motorizado, ao lado da companheira cadeirante. Cadeirantes, aliás, apareceram às dezenas, inicialmente nas calçadas, mas logo ocupando as pistas centrais, ao lado de pedestres e ciclistas. E talvez essa tenha sido a lição mais interessante daquele belo domingo de sol: todos compartilharam o mesmo espaço público, com respeito mútuo...

 
Pessoas compatilhando a rua: cadeirantes, ciclistas e até corredores, como o pessoal da Corridaamiga

 

Na outra ponta da avenida, sob a praça do Ciclista, jovens, crianças e alguns "seniors" como nós se esbaldavam na descida do túnel de ligação com a avenida Dr. Arnaldo. À tarde, os pedestres foram surgindo, mais e mais. E aí vislumbramos a possibilidade do compartilhamento entre modos leves -  bicicleta, pessoas a pé e em cadeira de rodas. Uma possibilidade que aponta para a convivência pacífica, respeitosa, em espaços generosos como aquele de uma avenida Paulista aberta ao público, e que deverão ser ampliados para áreas de parques, grandes calçadas e pelas ruas de lazer que vierem a surgir.

 

Leia também:

A Paulista é Nossa 

Inauguração da Ciclovia da Paulista 

Por que a inauguração da ciclovia da Paulista é importante 

Um breve olhar crítico sobre a nova ciclovia paulistana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário