'A morte das bicicletas', mostra fotográfica no Café com Letras, em BH

Ensaio do fotógrafo Bruno Senna reúne 16 imagens produzidas no período em que esteve na Europa, com cenas de bicicletas largadas e ignoradas por moradores

Notícias
 

Fonte: Hoje em Dia  |  Autor: Clarissa Carvalhaes  |  Postado em: 28 de julho de 2015

Na Europa bicicletas são abandonadas nas ruas

Outra realidade: bikes abandonadas nas ruas

créditos: Bruno Senna/ Divulgação

 

Um ensaio que dá vida ao que, há tempos, foi deixado de lado. O fim, o abandono ou "A morte das Bicicletas" é a reunião de 16 imagens produzidas pelo fotógrafo (e ciclista) Bruno Senna, de 32 anos. A mostra pode ser vista, a partir de 4 de agosto, no Café com Letras, em Belo Horizonte.

 

O trabalho foi produzido durante o período que Bruno esteve na Europa, especialmente quando passou pelas cidades de Amsterdã, Berlim, Bolonha e Roma. "Durante as viagens comecei a reparar essa realidade que não existe no Brasil. Bikes simplesmente largadas pelas ruas e ignoradas pelos moradores. E comecei a ver uma beleza nisso. Algumas eram obras de arte criadas pelo tempo. Foi daí que pensei numa forma de trazer, pela imagem, a vida para elas".

 

Reutilização

Se lá fora as magrelas são dispensadas no primeiro imprevisto, exatamente porque são muito mais baratas se comparadas ao preço cobrado no Brasil, aqui, elas acabam sempre sendo reutlizadas. "Até já procurei para fazer foto, mas nunca encontrei", comenta Senna para completar em seguida: "No Brasil, a bike velha se vende, se dá ou deixa em casa. Lá, o que acontece é que a pessoa amarra a bicicleta e aí alguém vem e quebra a roda, por exemplo. O dono, depois disso, nem se dá ao trabalho de ir buscá-la".

 

O fotógrafo comemora que, na capital mineira o número de adeptos do ciclismo seja cada vez maior. "Eu vejo uma cidade com uma comunidade ciclística cada vez mais ativa e diversos grupos lutando pelo seu espaço e difundindo a bike como a melhor alternativa para o trânsito. Grupos como o Dizzy Rider, Bloco da Bicicletinha, Tweed Ride, Massa Crítica, RUT's, Le Velo, Bike Anjo... Todos lutam para quebrar o mito de que BH não é uma cidade pedalável".

 

Quer mais um excelente motivo para conferir o trabalho do moço? Programe-se: para quem for conferir a mostra, no dia da abertura, de bike ganha uma bebida como cortesia da casa.

 

Serviço

Exposição "A morte das bicicletas", por Bruno Senna

Local: Café com Letras, à rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi.

De segunda a quinta, das 12h à meia-noite. Sextas e sábados, das 12h a 1h. Domingos e feriados, das 17h às 23h.

Entrada franca.

A partir do dia 4/8

 

Leia também:

Fórum Nordestino da Bicicleta

Fórum Sergipano da Bicicleta 2015

Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2015


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário