Exposição sobre bicicleta e mobilidade, em SP e Nova York

Com obras de artistas brasileiros e norte-americanos, a mostra "Essa cidade é invisível? SP|NYC" chega ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) no próximo dia 12

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ CicloUtopia  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de setembro de 2015

"Aeolian Ride", obra da artista Jessica Findley

créditos: Jessica Findley/ Divulgação

 

Utilizar a fotografia e a arte para discutir a cidade e a bicicleta, e assim criar um diálogo visual entre as duas metrópoles. Esta é a proposta da exposição “Essa Cidade é Invisível? SP|NYC”, uma iniciativa da organização CicloUtopia que chega ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) no próximo dia 12 e tem evento de abertura na terça (15), com anúncio de premiação de fotos e bate-papo com os artistas.   

 

Idealizado pela artista transmídia norte-americana Jeanne Hilary e trazido ao Brasil pela fotógrafa paulistana Sylvia Sanchez, o projeto levanta a questão de como o uso da bicicleta é capaz de reformular tanto a utilização do espaço público como as relações humanas. 

 

“No que diz respeito à ocupação do espaço público e à mobilidade, o que está acontecendo em São Paulo também acontece em Nova York”, conta Sylvia. Segundo ela, a ideia é promover esse diálogo para ver o ponto de vista sobre a cidade tanto do brasileiro quanto do norte-americano, partindo da bicicleta. A mostra chega, simultaneamente, ao North Brooklyn Farms, em Nova York. 

 

"Empena", foto de Felipe Russo, integra a mostra "Essa Cidade é Invisível?". Divulgação

 

A curadoria é dividida entre Jeanne Hilary e Baixo Ribeiro, fundador do Instituto Choque Cultural. Ao todo, são 16 obras de brasileiros e norte-americanos, dos coletivos Garapa, TEC, Bijari, 6Meia e de Felipe Russo. As peças estarão expostas em diversos pontos do CCSP e também nas ruas próximas e nas ciclovias que levam ao polo cultural. “Mais do que pensar em uma imagem, estamos pensando na relação entre elas, criando um circuito. Além disso, a ideia é proporcionar um diálogo da parte interna do CCSP com a rua e do ciclista com a exposição”, diz Sylvia. 

 

Para completar a experiência, um aplicativo (Blippar) permitirá ao visitante fotografar uma imagem da exposição e ter acesso a vídeos sobre cada artista, com conteúdo online.

 

Serviço:

Exposição “Essa cidade é invisível? SP|NYC”

Quando: De 12/9 a 9/11

Abertura: Dia 15/9, das 19h às 22h, no CCSP

Onde: CCSP, à Rua Vergueiro, 1.000; e nas ruas próximas ao Centro Cultural e às ciclovias 

Grátis

 

Leia também:

Mobilize lança concurso de fotografias. Participe! 

Nova York planeja fazer em estação do metrô o 1º parque subterrâneo do mundo

30 documentários sobre mobilidade urbana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário