Baleia Ciclista, um projeto que une meio ambiente e bicicleta

Conheça esta personagem baseada na baleia franca de Imbituba (SC), que "ganha vida" e sai pedalando pelas ruas da cidade litorânea

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Isabella Torquato  |  Postado em: 09 de outubro de 2015

A baleia de Imbituba virou ciclista!

A baleia de Imbituba virou ciclista!

créditos: Claudio Lima
 
A cidade litorânea de Imbituba, ao sul de Santa Catarina, é um berçário natural da baleia franca. E todo inverno a cidade, localizada em área de conservação da APA da Baleia Franca, recebe essa visitante gigante.
 
Este ano, um projeto voltado aos moradores da região inspirou-se justamente nesse animal tão especial para levar uma Baleia Ciclista a "sair do mar para conhecer esse povo que ela observa só de longe".
 
 
"Vamos nos conhecer?", diz no vídeo abaixo a Baleia Ciclista, curiosa em conhecer as histórias da terra firme que só os moradores locais sabem lhe contar.
 
 

Projeto Baleia Ciclista
A Baleia Ciclista é uma personagem idealizado pelo souIM que ganhou vida nas mãos da quadrinista e ilustradora Fefê Torquato.
 
No projeto "Baleia Ciclista no seu Bairro", a personagem percorre de bicicleta um trajeto cultural onde em cada parada é contado um pouco da história e das referências da cidade de Imbituba para os seus moradores.
 
Os pontos centrais deste projeto são a opção pela mobilidade com bicicleta, o envolvimento com este ícone animal, o levantamento da história local e os cuidados com o meio ambiente. A ideia é que cada morador possa estreitar relações com a cidade, e despertar o sentimento de pertencimento. Além disso, dizem os organizadores, pretende-se provocar discussões para que a comunidade se sinta mais envolvida nas problemáticas do município.
 
Passeios da baleia
O primeiro trajeto aconteceu no final de setembro, durante a Semana Nacional da Baleia Franca, organizada pela prefeitura de Imbituba por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Contou com a parceria do Coletivo Taiá Terra e Garopaba Moutain Bike Tours.
 
Dez moradores locais participaram do passeio, realizado gratuitamente, e tiveram a oportunidade de contar uma breve história de amor pela cidade de Imbituba, que foi divulgado na página do souIM.
 
Leia também:
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário