Pelotas (RS) já supera Porto Alegre em ciclovias e ciclofaixas

Pelotas investe em alternativa sustentável de mobilidade; já são 27,5 km de vias implantadas e 28 km planejadas. Na capital, total é de 27,4 km vias para bikes

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Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas  |  Autor: Monique Heemann  |  Postado em: 23 de outubro de 2015

Estrutura terá que atender número crescente de cic

Estrutura terá que acompanhar número crescente de ciclistas

créditos: Marcel Avila

 

Mais de 27 km de ciclovias e ciclofaixas interligam, atualmente, a cidade de Pelotas – 100 metros a mais que a capital, Porto Alegre, que tem a população quatro vezes maior – e facilitam a vida de quem pedala por esporte ou usa a bicicleta como principal meio de locomoção. Uma das principais metas da gestão municipal, estimular e proporcionar condições adequadas para o uso da bicicleta como meio de transporte, é também uma forma de incentivar a apropriação dos espaços públicos do Município pela população, preservar o meio ambiente e diminuir a sobrecarga do trânsito.

 

O número de ciclistas em Pelotas não para de crescer. Além da malha cicloviária existente, outros 28,37 km devem estar concluídos até o final de 2016. No total, somados aos 27,5 km atuais, serão 55,87 km conectando a cidade – a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vinculada à prefeitura de Porto Alegre, informou que a capital gaúcha tem 27,4 km.

 

Por que não haverá ciclovia na Bento?

Principal via de ligação entre as zonas Leste e Oeste de Pelotas, a avenida Bento Gonçalves é essencial para o escoamento do trânsito. A intensidade do fluxo na avenida não permite garantir, portanto, a segurança do ciclista, motivo pelo qual a avenida não receberá uma pista exclusiva para deslocamento por bicicleta. A melhor alternativa, neste caso, é a implantação de uma ciclovia na rua Doutor Amarante, paralela à Bento, que receberá uma ciclovia de 0,9 km entre rua Professor Araújo e rua Gonçalves Chaves. A ciclovia da Doutor Amarante estará ligada à da Professor Araújo e à ciclofaixa da Andrade Neves.

 

Para o professor Jacson Padilha, ciclista há 15 anos, o respeito ao ciclista tem crescido nos últimos anos, o que anima a população a buscar, cada vez mais, a alternativa. “Noto que o número de ciclistas está crescendo. Com as ciclovias, há mais segurança”, comemora. Até o final de 2016, mais 14 vias devem receber pista exclusiva para o trânsito de bicicletas. A maior delas será na avenida Leopoldo Brod, com 3,8 km, ligando a ciclovia da avenida Fernando Osório ao trecho que receberá a continuação da ciclofaixa da avenida Ildefonso Simões Lopes.

 

Com a zona urbana predominantemente plana, Pelotas apresenta potencial para a locomoção por bicicletas. Além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde de quem pratica o esporte, as vantagens vão além: o meio de transporte é alternativa ao tráfego intenso de automóveis, tornando-se, muitas vezes, mais rápido e eficiente. A instrutora de pilates e ginástica laboratorial, Cristiane Santos, utiliza a bicicleta como principal meio de transporte há cerca de um ano. A opção, relacionada ao amor por exercícios físicos, é motivada também pela agilidade do veículo.

 

Outros 5,5 km de ciclovias estão em obras no momento. Para Cristiane, a ciclovia que está sendo construída na avenida Dom Joaquim é uma das principais melhorias nos últimos anos. “Passo muito por ali e a nova ciclovia está ficando ótima, com a estrutura um pouco elevada e com a largura ideal”, destaca. Desde 2013, o governo municipal entregou as ciclofaixas da rua Ildefonso Simões Lopes, com 2 km de extensão, e a da rua Gomes Carneiro, com 1,6 km. Padilha afirma que a mais esperada, para ele, é a pista da rua Félix da Cunha, que deve começar após a finalização da requalificação da via pela Operação Asfalto Liso, e terá 1,6 km de extensão, chegando até a praça José Bonifácio e dobrando na rua 15 de Novembro.

 

Cristiane e Padilha concordam que o ponto mais importante na disseminação da bicicleta como meio de transporte é a conscientização das pessoas – motoristas, pedestres e até mesmo de alguns ciclistas, que devem respeitar as normas de trânsito. “Quanto menos carros nas ruas, menos poluição e mais pessoas com hábitos saudáveis”, diz Cristiane.

 

Entenda a diferença entre ciclovia e ciclofaixa

Ciclovias são pistas de uso exclusivo para a circulação de bicicletas, separadas fisicamente do restante da via. Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral.

 

Ciclofaixas são faixas de uso exclusivo de bicicletas sem separação física em relação ao restante da via. Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central.

 

Confira a lista completa das vias que integram o sistema cicloviário de Pelotas e das ciclovias programadas:

Existentes:

- Avenida Fernando Osório - Trecho compreendido entre: BR-116 e Praça 1º de Maio, ciclovia com 2,5 m de largura e 7,0 km de comprimento;

- Avenida Fernando Osório - Trecho compreendido entre: Praça 1º de Maio e Praça Capitão Nestor C. de Andrade, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 1,7 km de comprimento;

- Rua Professor Araújo - Trecho compreendido entre: Praça Capitão Nestor C. de Andrade e Praça Vinte de Setembro, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 2 km de comprimento;

- Avenida Ferreira Viana - Trecho compreendido entre: Rua Barros Cassal e Rua Comendador Rafael Mazza, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 2,8km de comprimento;

- Avenida Adolfo Fetter - Trecho compreendido entre: Rua Comendador Rafael Mazza e Av. Rio Grande do Sul, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 3,8 km de comprimento;

- Rua Gomes Carneiro - Trecho compreendido entre: Rua Felix da Cunha e Rua Silveira Calheca, ciclofaixa com 2,25 m de largura e 1,6 km de comprimento;

- Avenida Duque de Caxias - Trecho compreendido entre: Av. Presidente João Goulart e Av. Cidade de Lisboa, ciclovia com 3,0 m de largura e 3,6 km de comprimento;

- Rua Ildefonso Simões Lopes - Trecho compreendido entre: Av. Salgado Filho e Loteamento Liberdade, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 2,0 km de comprimento;

- Rua Andrade Neves - Trecho compreendido entre: Av. Dom Joaquim e Av. Bento Gonçalves, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 1,5 km de comprimento;

- Avenida República do Líbano - Trecho compreendido entre: Av. Av. Dom Joaquim e Av. Salgado Filho, ciclovia com 2,5 m de largura e 1,1 km de comprimento;

- Avenida Domingos de Almeida - Trecho compreendido entre: Rua Gonçalves Chaves e Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 0,4 km de comprimento.

 

Programadas:

- Rua Ildefonso Simões Lopes - Trecho compreendido entre: Loteamento Liberdade e Av. Leopoldo Brod, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 1,9 km de comprimento;

- Avenida Leopold Brod- Trecho compreendido entre: Av. Ildefonso Simões Lopes e Av. Fernando Osório, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 3,8 km de comprimento;

- Avenida Domingos de Almeida - Trecho compreendido entre: Av. Juscelino K. de Oliveira e Av. Barão de Corrientes, ciclovia com 2,5 m de largura e 3,5 km de comprimento Leopoldo Brod;

- Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - Trecho compreendido entre: Av. Republica do Líbano e Rua Barão de Butuí, Ciclovia com 2,5 m de largura e 3,5 km de comprimento;

- Rua Marechal Floriano Peixoto - Trecho compreendido entre: Ruas Felix da cunha e Professor Araújo, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 0,8 km de comprimento;

- Ruas Félix da Cunha/15 de novembro - Trecho compreendido entre: Rua Gomes Carneiro e Av. Bento Gonçalves, ciclofaixa com 2,5 m de largura e 1,6 km de comprimento;

- Av. Dom Joaquim - Trecho compreendido entre: Av. Fernando Osório e Av. Juscelino K. de Oliveira, ciclovia com 2,5 m de largura e 1,9 km de comprimento;

- Praça 20 de Setembro - Trecho compreendido entre: Rua Professor Araújo e Av João Goularte, ciclovia com 2,5 m de largura e 0,9 km de comprimento;

- Rua Doutor Amarante - Trecho compreendido entre: rua Professor Araújo e rua Gonçalves Chaves, ciclovia com 2,5 m de largura e 0,9 km de comprimento;

- Avenida Salgado Filho - Trecho compreendido entre: Av. Fernando Osório e Av. República do Líbano, ciclovia com 2,5 m de largura e 1,8 km de comprimento;

- Avenida Ferreira Viana - Trecho compreendido entre: Av. São Francisco de Paula e Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, ciclovia com 2,5 m de largura e 1,2 km de comprimento;

- Rua Comendador Rafael Dias Mazza: Trecho compreendido entre: a Av. Domingos de Almeida e a Av. Ferreira Viana ciclovia com 2,5 m de largura e 0,7 km de comprimento;

- Rua Mário Peiruque: Trecho compreendido entre av. República do Líbano e av. Domingos de Almeida com 2,5 m de largura e 2,27 km;

- Avenida Adolfo Fetter: Trecho compreendido entre av. Rio Grande do Sul e o Balneário dos Prazeres com 3,6 km.

 

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