Ônibus precisa ser atraente, diz debatedor do Cidade Expressa na PB

Urbanista Nazareno Stanislau, que participará de seminário em Campina Grande (PB), também deu sugestões para desafogar o trânsito

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 PR  |  Postado em: 02 de junho de 2016

Nazareno Stanislau vai participar de seminário na

Nazareno Stanislau vai participar de seminário na PB

créditos: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

 

“Ônibus precisa ser atraente para que o usuário deixe o seu carro em casa e passe a usar outros meios de transporte”, disse o urbanista Nazareno Affonso Stanislau, coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). 

 

Stanislau vai participar do seminário Cidade Expressa nesta sexta-feira (3), no Teatro Facisa, em Campina Grande, e deu a sugestão durante entrevista ao portal G1. 

 

Várias autoridades em mobilidade urbana estarão presentes neste evento na Paraíba. E na mediação dos debates, estará o editor do Mobilize, jornalista Marcos de Sousa.

 

O urbanista frisou que é preciso melhorar, também, a informação online para os usuários saberem em quanto tempo chega o seu ônibus, criar abrigos com informação, utilizar ônibus com piso baixo e motor traseiro e implantar cada vez mais faixas de ônibus para reduzir tempo de viagem.

 

Ele fez sugestões ainda para desafogar o sistema de ônibus e metrô no país. Entre elas estão: primeiramente proibir estacionamento em todas as vias em que circulam ônibus, restringir estacionamentos nas vias das áreas centrais e centros de bairros, implantar cada vez mais faixas exclusivas de ônibus e, em corredores de maior demanda, colocar BRTs. 

 

Ao mesmo tempo, Stanislau considera importante que se adote uma política de estacionamento de carros em que haja integração do transporte individual aos sistemas estruturais de transporte público nas periferias. Além disso, é a favor que se restrinja o estacionamento dos carros nas vias das áreas centrais e centros de bairros.

 

Cidade Expressa

O tema desta quarta edição do seminário Cidade Expressa é “Plano de mobilidade urbana e transporte coletivo como inclusão social”. O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do evento, ou no local. 

 

Entre os convidados, já confirmaram presença o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, além de senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região.

 

Na ocasião, a Prefeitura de Campina Grande vai prestar contas à população das obras e ações que foram feitas seguindo as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, aprovado no ano passado. Também vai ser feita a entrega de 15 novos ônibus para a renovação da frota do município.

 

Leia também:

Mobilize participa de seminário em Campina Grande (PB) 

VLT na Grande João Pessoa (PB) recebe terceira de cinco composições 

Na PB, só Campina Grande apresentou plano de mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário