Na Europa, bikes geram economia de 513 bi de euros. Por ano

Estudo revela que o uso da bicicleta no transporte urbano gerou benefícios econômicos nos 28 países da UE. Há ganhos em mobilidade, na área de saúde e até na indústria

Notícias
 

Fonte: European Cyclists' Federation (ECF) / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 12 de janeiro de 2017

Bikes geram economia de 513 bi de euros na Europa.

Mãe pedala com seus filhos em Copenhague

créditos: BBC

Um relatório divulgado no final de 2016 pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) revela que o uso da bicicleta no transporte urbano gerou benefícios econômicos da ordem 513 bilhões de euros por ano nos 28 países que compõem a União Europeia. O resultado significa um ganho de mais de mais de 1.000 euros por pessoa.

 

Os dados foram apresentados em Bruxelas, Bélgica, no mês de dezembro, durante o evento The Cycling Economy, organizado pela própria Federação. A primeira edição dessa pesquisa foi publicada em 2013 e indicava ganhos de pelo menos 205 bilhões de euros. A nova edição teve sua metodologia refinada e estendeu a pesquisa para outros indicadores, incluindo várias externalidades que não haviam sido computadas no trabalho anterior.

 

O documento mostra que os benefícios do ciclismo incidem não apenas sobre aspectos de mobilidade ou meio ambiente, mas envolvem também muitas outras áreas, como a política industrial, o emprego, a saúde e a política social.

 

 

Segundo pesquisas da União Europeia nos 28 países-membros, cerca de 8% da população utilizam a bicicleta como meio de transporte preferencial em 2014 em dias típicos de semana. Como não havia dados sobre a distância média percorrida por cada pessoa, a EFC baseou-se em suas estatísticas próprias, que indicavam uma quilometragem mínima de 134 km por ano por pessoa. 

 

Com base nesses dados, o levantamento mediu os ganhos em áreas diversas, desde os ganhos nos custos de manutenção das vias urbanas, redução de congestionamentos, ganhos no sistema de transporte público motorizado, economias na área de saúde, até o impacto para a cadeia econômica de produção e manutenção das bicicletas, explica o diretor da ECF, Ádám Bodor.


O relatório completo (em inglês) traz mais informações e detalhes sobre a pesquisa.

 

Para obter mais informações, visite o site da EFC ecf.com.

 

Leia também:
Itaú fará "up-grade" nas bikes compartilhadas do país. Em 2017
Bike Kids chega a 2,6 mil cadastrados em Santos (SP)
As Bikes em Sampa – Acessibilidade Sobre Rodas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário