Bicicletas podem transformar a mobilidade no país

Responsável pelo programa de bicicletas compartilhadas do Itaú fala sobre como nos últimos anos a sociedade se organizou para avançar na mobilidade ativa e sustentável

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Luciana Nicola*  |  Postado em: 27 de setembro de 2017

Sistema de bikes compartilhadas é renovado no Reci

Sistema de bikes compartilhadas é renovado no Recife

créditos: Daniel Tavares/ PCR

Ao completar seis anos na semana passada - a Semana da Mobilidade -, o Mobilize perguntou a especialistas, ativistas, empreendedores, colaboradores, agentes públicos, entre outros: "Você acha que o Brasil avançou em projetos, planos e ações para a Mobilidade Urbana Sustentável? Que avanços você destacaria?". Veja a seguir a resposta de Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco e quem coordena os programas de bicicletas da instituição. 

"Avançamos muito. A aprovação da Lei Nacional de Mobilidade Urbana foi um marco institucional importante na priorização dos modos ativos, sobretudo pelo Poder Público. Destacaria também o fortalecimento da sociedade civil organizada no advocacy por melhores condições de circulação para pedestres e ciclistas. 

No caso do Itaú, em 2011, a plataforma de mobilidade urbana do banco começou a tomar forma com o patrocínio do Bike Rio– projeto de compartilhamento de bicicletas da Prefeitura do Rio de Janeiro. A partir da experiência no Rio, entendemos que apenas o compartilhamento não seria suficiente para gerar a transformação esperada. Dessa forma, estruturamos nossa atuação em outros dois pilares: a infraestrutura e a conscientização.

Hoje, mantemos cerca de 7.200 bicicletas em seis estados do país, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), e em Pernambuco, nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes."

*Luciana Nicola é Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, e coordenadora dos programas de bicicletas da instituição

Leia também:
Itaú fará "up-grade" nas bikes compartilhadas do país. Em 2017.
Seis anos do Mobilize: Brasil avançou em mobilidade?
Inaugurado novo sistema do Bike PE

Itaú responde a dúvidas sobre o Bike PE


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário