Prefeitura de Fortaleza lança o Bicicletar Corporativo

Voltado especialmente a servidores municipais, novo sistema de bicicletas compartilhadas da capital cearense deve iniciar em janeiro de 2018

Notícias
 

Fonte: Diário do Nordeste/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Diário do Nordeste  |  Postado em: 21 de novembro de 2017

Prefeito Roberto Cláudio anuncia o Bicicletar Corp

Prefeito Roberto Cláudio anuncia o Bicicletar Corporativo

créditos: Thiago Gadelha/ Prefeitura de Fortaleza

Foi lançado nesta segunda-feira (20) pela prefeitura de Fortaleza o projeto Bicicletar Corporativo, nova versão do sistema de bicicletas compartilhadas, voltado para servidores do município. A ideia é estimular o uso da bicicleta para deslocamentos dos funcionários públicos durante o horário de expediente, servindo de modelo para que outras instituições adotem prática similar. O lançamento ocorreu durante a apresentação do relatório Anual de Segurança Viária da cidade.

Nesta etapa piloto, o projeto receberá apoio e financiamento da Vital Strategies, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Bloomberg, através do programa "Parceria por Cidades Saudáveis", no qual Fortaleza passou a fazer parte desde 2016 e que visa à prevenção de doenças não transmissíveis como diabetes, obesidade e AVCs. 

Inicialmente, seis secretarias da prefeitura receberão estações a partir de janeiro de 2018, totalizando 40 bicicletas. Inicialmente, cerca de seis secretarias da Prefeitura de Fortaleza contarão com aproximadamente 40 bicicletas urbanas, equipadas com travamento na roda traseira, estrategicamente distribuídas. As regras de uso são flexíveis e permitem que o usuário permaneça com a bicicleta por até 16 horas corridas, após às 17h.

Depois do período de teste da tecnologia, que utiliza estações virtuais além do aplicativo para smartphones, a ideia é que o sistema seja copiado para outras instituições públicas e empresas.

O Bicicletar Corporativo se junta ao projeto Bicicleta Integrada, que segundo a prefeitura até o final do ano estará em todo os terminais de ônibus da cidade. O usuário com bilhete único se cadastra, retira uma bicicleta que será sua por até 14 horas e depois a devolve.

Confira aqui detalhes do projeto Cidades Saudáveis

Leia também:
O que Fortaleza está aprendendo com Nova York, Paris e Bogotá
Em Fortaleza, usuários do sistema integrado em terminal chegam a disputar bicicletas
Fortaleza registra 1 milhão de viagens com bicicletas compartilhadas
Em Fortaleza, estações de bicicletas compartilhadas são inauguradas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Maria de Fátima Policarpo Ferreira - 07 de Setembro de 2019 às 09:04 Positivo 0 Negativo 0

Quantas horas eu posso ficar com a bicicleta ? Não pago , neh !3

Clique aqui e deixe seu comentário