Rio passa a ser a capital mundial da bicicleta

Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro recebe vários eventos sobre o uso da bike como modo de transporte urbano. Os maiores são o Bicicultura e o Velo-City

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de junho de 2018

Bicicleta de bambu no Museu do Amanhã, sede do Bic

Bicicleta de bambu no Museu do Amanhã, sede do Bicicultura

créditos: Foto: Facebook Bicicultura Brasil

 

Desde sexta-feira (9) até o dia 15 de junho, o Rio de Janeiro passa a ser a capital mundial da bicicleta. Três eventos sobre ciclismo urbano ocorrem quase simultaneamente na cidade, a começar pelo Bicicultura 2018, o internacional Velo-City 2018, e o Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas. Palestras, seminários, oficinas, apresentações culturais, exposição de bicicletas e, claro, bicicletadas, compõem a programação dos três eventos, com representantes de todo o Brasil e de vários pontos do mundo. 


Com programação bem diversificada, os eventos irão abordar desde os impactos urbanos do uso da bicicleta, a parte técnica da bicicleta, infraestrutura, sistemas de bike-share, até questões de saúde e de segurança para pedestres nas cidades brasileiras. Estaremos acompanhando algumas atividades com o apoio de nossa colaboradora Marilia Hildebrand e de outros parceiros presentes aos eventos. 

 

Bicicletas e sistemas de transportes sobre trilhos desempenharam um papel importante durante a recente greve dos caminhoneiros e a consequente falta de combustíveis. A crise  revelou nossa total dependência do transporte em caminhões e dos combustíveis fósseis. Frotas de ônibus quase pararam e até usinas de eletricidade ficaram desativadas pela falta do diesel. Apesar dos problemas, o episódio serviu para acalmar o trânsito nas cidades e até melhorar a qualidade do ar, que se tornou menos poluido, especialmente nas grandes cidades. A greve pode ser vista como um "evento" que nos permitiu testar outras formas de mobilidade, de uso das ruas.

 

Caberia ao poder público aproveitar o experimento, discutir o tema com a sociedade e desenvolver projetos para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, com todas as suas consequências econômicas, ambientais e de saúde pública. Um bom exemplo foi a inauguração da estação do BikeSampa no Terminal de Ônibus de Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo: os usuários poderão chegar de ônibus, pegar uma bicicleta, levá-la para casa e devolvê-la no dia seguinte. Um ótimo exemplo de integração entre diferentes modos de transporte público, de forma sustentável e de baixo impacto ambiental.

 

A propósito, lembramos que o engenheiro Olimpio Alvares acaba de assumir o blog Palavra de Especialista. Em seu primeiro texto, ele pondera que enquanto outros países já adotam restrições às máquinas que queimam petróleo, no Brasil, o Conama está propondo um afrouxamento nos regulamentos da poluição! Ministério Público e organizações da sociedade civil tentam barrar a medida, mas - sem governo  - corremos o risco de engolir mais este sapo fumacento.

 

Para concluir de forma mais otimista, nos reportamos ao post de Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, que vê a Capital Federal com olhos atentos, para o bem e mal, e para além destes dias tristes e sombrios.

 

Leia também:
Bicicletas sem estações chegam a São Paulo
Economia da bicicleta no Brasil
Como viabilizar o uso de bicicletas nas cidades brasileiras?
"País trocou trens por caminhões e sucateou ferrovias"



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário