Calçadas do Brasil 2019: Hoje (19), transmissão a vivo

Transmissão será iniciada às 14h45 (Brasília), com possibilidade de interação e envio de perguntas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de setembro de 2019

Nesta quinta-feira (19), em São Paulo, o Mobilize Brasil estará apresentando os resultados das avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizados nas calçadas das 27 capitais brasileiras, com transmissão ao vivo pelo facebook e youtube. 



O acesso à transmissão poderá ser feito pelos links, com início a partir das 14h45 (Brasília)
Facebook https://www.facebook.com/portalmobilize/ 
Youtube https://www.youtube.com/watch?v=dfJM0ufsd6Y

 

Avaliações da caminhabilidade
Para essa avaliação, a equipe realizou uma ampla pesquisa das experiências internacionais, seguida por uma série de encontros com especialistas de organizações brasileiras que atuam no estímulo à mobilidade ativa. O trabalho resultou em uma metodologia de avaliação simples e intuitiva, que pode ser aplicada em qualquer cidade brasileira, por qualquer pessoa com um mínimo de treinamento.

 

Com apoio dessa metodologia, foi formada uma rede de colaboradores, nas 27 capitais, que saíram às ruas entre os meses de março e julho para fazer o levantamento das proximidades de locais com grande circulação de pessoas a pé, como hospitais, escolas, mercados, terminais de transportes, edifícios da administração pública, praças e parques, entre outros espaços.

 

Os avaliadores visitaram, fotografaram, tomaram medições, e atribuíram notas de zero a dez para cada um dos 13 itens considerados na pesquisa: regularidade do piso, largura da calçada, inclinação transversal da calçada, existência de barreiras e obstáculos, condições de rampas de acessibilidade, faixas de pedestres, semáforos de pedestres, mapas e placas de orientação, arborização e paisagismo, mobiliário urbano, poluição atmosférica, ruído urbano e segurança. Por fim, essas notas foram ponderadas e tabuladas para a geração de dados sobre cada cidade e de todo o Brasil.  

 

A média nacional, entre todas as 27 capitais e considerando todos os itens avaliados, ficou em 5,71, uma média baixa, já que os critérios do estudo estabeleciam que o mínimo aceitável seria a nota 8, numa escala de zero a dez. O mais grave é que todos os 835 locais avaliados estão sob responsabilidade direta dos governos, em seus três níveis. “Se os governantes não cumprem as leis e normas, como esperar que o morador zele por sua calçada?”, comenta Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. 

 

Os resultados serão publicados e entregues na forma de um relatório aos prefeitos e outras autoridades envolvidas na construção e manutenção dessa infraestrutura básica para as cidades. Antes disso, haverá uma apresentação dos detalhes desse trabalho a jornalistas e convidados, para esclarecimento de dúvidas.

 

Saiba mais sobre a Campanha Calçadas do Brasil


Leia também:
Piores calçadas de Vitória estão onde mais circulam pedestres
Em Maceió (AL), calçadas são caminhos hostis ao pedestre
Macapá: ruas largas e calçadas inacessíveis
Pedestre em J. Pessoa tem barreiras até ao ir de casa ao ponto de ônibus
Caminhabilidade nas cidades brasileiras: muito além das calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário