A pirâmide inversa do tráfego

Planejar a mobilidade tendo em mente a ordem representada nessa pirâmide é uma receita simples para cidades mais viáveis, humanas, seguras e saudáveis

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 |  Autor: Willian Cruz / vadebike.org  |  Postado em: 04 de janeiro de 2012

A pirâmide inversa do tráfego

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créditos: Bicycle Innovation Lab / vadebike.org

O diagrama acima foi criado pelo Bicycle Innovation Lab. A ideia original era colocar os modos de locomoção mais saudáveis e menos emissores de CO2 no topo, mas percebemos que por consequência ela representava também a prioridade que os veículos deveriam ter nas ruas, em termos de importância para a mobilidade.

 

Transporte de cargas

 

O Vá de Bike tomou a liberdade de adaptar algumas legendas e de incluir o transporte de cargas, representado por caminhões, caminhonetes, vans e outros veículos de distribuição. Apesar de serem grandes emissores de CO2, têm importância inegável na distribuição de recursos nas nossas cidades.

 

Dentro do transporte de carga, poderíamos ainda acrescentar que veículos maiores (que transportam mais carga) deveriam ter sua utilização priorizada em relação aos que precisam realizar mais viagens para entregar o mesmo volume total. Entretanto, o que acontece na cidade de São Paulo é o oposto: caminhões têm sua circulação restringida e a distribuição acaba sendo realizada em veículos pequenos, que somados acabam ocupando mais espaço viário, causam mais congestionamento e poluem mais.

 

Trens deveriam fazer boa parte da distribuição de cargas, mas como já estão acima dos caminhões na pirâmide, a prioridade continua correta.

 

Tração humana

 

Ainda adaptando o diagrama à realidade de nossas cidades, em “veículos de carga de tração humana” podemos ter bicicletas de carga, carrinhos empurrados ou puxados por pessoas para transportar pequenos volumes e as carroças que recolhem material reciclável.

 

Os carroceiros também devem ser contemplados quando se pensa na mobilidade urbana, tanto pela sua segurança quanto pela importância do trabalho que realizam.

 

O diagrama original, em inglês, se encontra aqui. Dica do Pedalante, via Facebook.

 

Veja também a galeria de fotos:

 

Campanhas Educativas para Mobilidade Urbana


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