Araraquara debate instalação de VLT

Especialistas convidados apoiaram a proposta para as necessidades atuais e futuras de transporte

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Fonte: Sim News  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 14 de março de 2012

Projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos de Brasília

Projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos de Brasília

créditos: Divulgação

A Câmara Municipal abrigou na semana passada uma reunião com o tema Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. O encontro foi organizado pelo vereador Elias Chediek (PMDB) para que a mudança do tráfego de trens de carga para o novo contorno que está em construção na cidade proporcione uma grande oportunidade para a cidade implantar esta modalidade de transporte para passageiros. O vereador defende uma linha que ligaria o Jardim das Hortênsias na zona sul da cidade, ao Parque do Pinheirinho, cruzando toda a região central da cidade, com 11.900 metros de percurso. Segundo Chediek, o trajeto aproveitaria ao menos uma linha dos trilhos, que perderão a utilidade para o transporte de cargas por trem.

 

Na proposta sobre mobilidade urbana e acessibilidade apresentada, o percurso teria doze estações com distância média de mil metros entre elas, com possibilidade de expansão para o Jardim Roberto Selmi Dey, e numa etapa futura na direção do Recanto dos Nobres, Distrito de Bueno de Andrada, Silvânia e Matão, e com outro ramal seguindo até Américo Brasiliense. Chediek comentou também a existência de um projeto para a circulação de um trem turístico na mesma região, defendendo a ideia de que a cidade é um berço da história ferroviária nacional, e não abandonaria a origem de seu desenvolvimento em torno da ferrovia.

 

Outro argumento defendido por ele é que o VLT integraria com linhas de ônibus, que teriam seus percursos reduzidos, proporcionando economia para as empresas de transporte, com consequente benefício para o cidadão. Chediek apresentou estudo, que aponta a necessidade de investimento de R$ 20 milhões para a implantação desta modalidade de transporte.

 

Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca), Engenheiro, professor titular da USP - São Carlos, especialista em segurança no transito, disse que o projeto atende as necessidades atuais e futuras da cidade, e apoiou a realização de estudos para que a proposta se torne viável, “pois necessária ela já mostrou que é”, afirmou.

 

O professor de engenharia, pesquisador do Departamento de Trânsito da USP São Carlos, José Leomar Fernandes Júnior, relatou a experiência pessoal do período de seis meses em que foi professor visitante na Universidade de Viena, na Áustria, quando andou somente de bicicleta e de transporte coletivo naquela cidade, servida por excelente estrutura viária, apesar de suas grandes dimensões. Ele também apoia a ideia, e na mesma linha de Coca, orientou que são precisos mais estudos para dar viabilidade ao projeto.

 

Participaram também da reunião; a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Alessandra Lima; Cid Monteiro de Barros, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte; Geraldo Godoy, Assessor de Relações Públicas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF; Júlio César Arantes Perroni, diretor do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daema; o Sociólogo José dos Reis Santos Filho, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Márcio Santos, diretor da Companhia Tróleibus Araraquara; o Geógrafo e Professor, Alcyr Azzoni; a Secretária de Cultura, Euzânia Andrade.

 

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Comentários

Gleizer - 29 de Outubro de 2022 às 04:13 Positivo 0 Negativo 0

Sempre essa conversinha fiada!Temos o antigo ramal da CPEF/FEPASA que a Rumo logística abandonou e agora até árvores estão nascendo no meio dos trilhos. Se tivessem vontade teríamos até três turísticos nos finais de semana. Araraquara é incompetente

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