No Rio, SuperVia inaugura bicicletário com 700 vagas

Iniciativa faz parte do programa "O Trem passa na sua porta", criado pela concessionária para unir os dois meios de transporte

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 21 de fevereiro de 2013

Modelo de bicicletário que vai ser inaugurado em e

Modelo de bicicletário inaugurado em estação de trem

créditos: Divulgação

 

O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, inauguraram na quinta-feira (21), na estação Saracuruna, um bicicletário com capacidade para 700 bikes.

 

A iniciativa faz parte do programa “O Trem passa na sua porta”, que foi criado pela concessionária para unir os dois meios de transporte.

 

A Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas apresentou-se a partir das 7h, na estação Central do Brasil, tocando músicas populares e convidando os passageiros a utilizarem a bicicleta como opção de transporte complementar ao trem.

 

As primeiras 300 pessoas que compareceram ao bicicletário em Saracuruna ganharam senhas para concorrerem ao sorteio de cinco bicicletas.

 

Cadastro
Para utilizar os serviços disponíveis para as bikes, os clientes interessados deverão comparecer ao bicicletário da estação Saracuruna com a bicicleta que será cadastrada, cópia do comprovante de residência, identidade e CPF.

 

Nos dias úteis, o cadastro será feito das 10h às 15h e, nos fins de semana e feriados, no horário de funcionamento dos bicicletários (conforme a operação dos trens). O cadastramento será gratuito até 21/03 e após essa data será cobrada uma taxa de R$ 5,00.

 

As bicicletas serão guardadas em ganchos na vertical, com vagas também na horizontal adaptadas para portadores de necessidades especiais.

 

Todas as unidades contarão com bebedouros, bombas de ar para calibrar pneus e oficina para pequenos reparos com custo bem abaixo do mercado.

 

De acordo com estudos da concessionária, a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos passageiros da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para chegar às estações. O ramal Japeri lidera o ranking representado por 58% de passageiros, o Santa Cruz, 21% e o Saracuruna, 15%. Pesquisas da SuperVia também mostram que, dos clientes que utilizam a bicicleta como meio de transporte complementar, 77% estão indo para o trabalho, 8% para a escola e 5% estão se deslocando para locais em que realizarão atividades de lazer.

 

Leia também:

O Bonde de Santa Teresa volta em 2014 

Mobilidade urbana para deficientes físicos é tema de projetos 

Árvores centenárias ameaçadas pela construção de metrô no Rio 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Ronald.Arquiteto Almeida - 24 de Fevereiro de 2013 às 14:19 Positivo 0 Negativo 0

BELA INICIATIVA PARA MELHOR SERVIR À POPULAÇÃO. Se o grande empresariado brasileiro partisse para iniciativas pró-ativas mais consistentes e convincentes como esse BICICLETÁRIO 700BK que a SUPER[FERRO]VIA construiu no RIO o Brasil estaria bem melhor.

Ronald.Arquiteto Almeida - 24 de Fevereiro de 2013 às 14:18 Positivo 0 Negativo 0

BELA INICIATIVA PARA MELHOR SERVIR À POPULAÇÃO. Se o grande empresariado brasileiro partisse para iniciativas pró-ativas mais consistentes e convincentes como esse BICICLETÁRIO 700BK que a SUPER[FERRO]VIA construiu no RIO, o Brasil estaria bem melhor

Clique aqui e deixe seu comentário