Segurança Primeiro: iniciativa para diminuir incidentes com ônibus no Brasil

Em uma força-tarefa para diminuir o número de incidentes com ônibus no país, a EMBARQ Brasil está desenvolvendo o projeto "Segurança Primeiro"

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 19 de março de 2013

Belo Horizonte é uma das cidades pesquisadas

Belo Horizonte é uma das cidades pesquisadas

créditos: André Jacobsen / SIBRT

 

Em uma força-tarefa para diminuir o número de incidentes com ônibus no país, a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) está desenvolvendo o projeto “Segurança Primeiro” – uma pesquisa de boas práticas de gestão de segurança viária entre agências e operadores de transporte em cidades latino-americanas. São parceiros da iniciativa a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT – SIBRT e a EMBARQ México.

 

Financiado pela FedEx, o projeto pretende reunir informações sobre ações de operadores que estão dando certo em cidades da América Latina. Ao final do processo, será realizado um manual com os exemplos de sucesso. O objetivo é estimular a preocupação com a segurança viária dentro das empresas que operam o transporte urbano, a partir da gestão interna e treinamento dos motoristas, para reduzir o número de incidentes envolvendo ônibus urbanos nos países latino-americanos.

 

Até agora, São Paulo e Belo Horizonte já foram visitadas. Curitiba e Rio de Janeiro receberão os técnicos da EMBARQ Brasil nas próximas semanas.

 

Equipe à frente do Segurança Primeiro no Brasil:

  • André Jacobsen, especialistas em Benchmarking da SIBRT
  • Brenda Medeiros, coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil
  • Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil
  • Paula Santos, engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil

VISITA A BELO HORIZONTE

No início do mês (07 e 08/03), a cidade visitada foi Belo Horizonte, onde a coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, Brenda Medeiros, e André Jacobsen, especialista em Benchmarking da SIBRT, reuniram-se com representantes da BHTrans e operadores.

 

Os técnicos conheceram o programa Qualibus, da BHTrans, que, entre outras ações, promove a certificação dos operadores de ônibus na capital mineira. “Na certificação de todos os operadores, são amplamente difundidos três valores primordiais: lembrar que a vida das pessoas é o mais importante, minimizar os impactos ambientais e saber utilizar os espaços viários de forma mais consciente”, ressaltou o gestor do projeto, Max Wilson Ramos, ao lançamento do Qualibus.

 

Os especialistas da EMBARQ Brasil e SIBRT também visitaram as operadoras Nova Suissa e Betânia Ônibus para conhecer os treinamentos de segurança específicos de cada empresa. Uma ação que chamou a atenção foi o Programa Sinal Verde, desenvolvido pela Nova Suissa, que estipula procedimento e critérios para avaliar seus motoristas. Estes recebem incentivos para atingir metas mensais de boa conduta e segurança. A ação é uma forma de estimular o condutor que, segundo Brenda Medeiros, é mal visto pela maioria da população hoje:

 

“Se o ônibus freia de forma abrupta a culpa é do motorista e as pessoas reclamam, mas quem sabe ele salvou a vida de alguém, naquele momento, ou evitou um acidente? É interessante observar o outro lado, o lado do motorista. Cada vez mais fica claro que a segurança não deve ser avaliada apenas na forma de conduzir, mas como um processo integral que envolve as empresas, as agência reguladoras e a população”, observa a especialista.

 

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.


Leia também:

Acidente com ciclista mostra que cidades estão na contramão da mobilidade sustentável 

Pedestres que transitam nas ruas com celular ou fone de ouvido correm mais riscos 

Motorista de ônibus dá lição de trânsito (e cidadania) na Paraíba 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário