Sistema de transporte coletivo será reestruturado em Juiz de Fora

'Sistema precisa ser integrado, barato e rápido', diz secretário

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Fonte: G1  |  Autor: Nathalie Guimarães  |  Postado em: 25 de setembro de 2013

No horário de pico, formam-se longas filas

No horário de pico, formam-se longas filas

créditos: Emerson Beloti

 

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou na tarde desta terça-feira (24), o projeto "JF+Mobilidade", que prevê ações e estratégias para a reestruturação do transporte coletivo no município, como a implantação de faixas exclusivas para coletivos, instalação de GPS nos ônibus, sistema de integração temporal no Bairro Distrito Industrial e a afixação de mapas mais completos com informações sobre as linhas nos pontos de ônibus.

 

Segundo o prefeito Bruno Siqueira, nos últimos dez anos, a frota de carros em Juiz de Fora mais que duplicou e, diante disso, a mobilidade urbana deve ser baseada na reestruturação do transporte coletivo. Ele frisou que a prioridade é o transporte coletivo urbano e que outras obras irão beneficiar os demais usuários de veículos particulares, como mergulhão e pontes. O prefeito ainda reforçou o compromisso de criar o bilhete único no próximo ano.

 

Em outubro, a integração temporal de linhas e ônibus no Bairro Distrito Industrial começará a funcionar em caráter experimental. Para isso, serão criadas as linhas Circular BR-040 e Circular Distrito Industrial e os usuários poderão utilizar os cartões normalmente para entrar no coletivo. Ao passar pela catraca será registrado o horário em que o cartão foi utilizado pela primeira vez e o passageiro terá uma hora e 30 minutos para utilizar outro ônibus nas 29 linhas permitidas na Zona Norte sem debitar uma nova passagem. Para o próximo ano, está previsto o cartão "Passe Fácil".

 

Também foi anunciada a implantação de equipamentos de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), que, entre outros, prevê a instalação de GPS em todos os ônibus do município no primeiro semestre de 2014. O objetivo é ampliar o controle e a fiscalização do transporte coletivo. Posteriormente, o sistema irá garantir ao usuário acesso às informações em tempo real.

 

Já em novembro, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) implantará faixas exclusivas para ônibus em duas vias: na Avenida Brasil, no sentido Centro/Bairro, entre a Rua Américo Lobo, no Bairro Manoel Honório, e o Viaduto Ramirez González, no Bairro Cerâmica; e em trechos do Bairro Mariano Procópio, como a Rua Coronel Vidal, passando pela Rua Henrique Burnier, Avenida Brasil até a Rua Ewbank da Câmara. O intuito é aumentar a velocidade operacional e priorizar o transporte coletivo.

 

Na ocasião, também foi assinado um contrato com a empresa vencedora da licitação que desenvolverá estudos sobre o transporte coletivo urbano a curto e a longo prazo. Entre as metodologias do trabalho, serão realizadas entrevistas com os usuários, identificando os locais de origem e de destino, além da contagem de passageiros que sobem ou descem em cada ponto de ônibus. A longo prazo, o trabalho irá apontar as tendências do transporte público no município. "A partir deste trabalho, vamos traçar o perfil do usuário do transporte em Juiz de Fora, desenhando uma nova rede", explicou o prefeito.

 

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