Em Nova Iorque, skate também é meio de transporte

Esta reportagem do NYT foi sugestão do leitor do Mobilize, Marcus Lee, da Skatenuts, que propõe a ideia do skate como meio de transporte sustentável também para o Brasil

Notícias
 

Fonte: The New York Times  |  Autor: Da redação*  |  Postado em: 14 de outubro de 2013

Andrei Hippix a caminho do trabalho em seu skate

Andrei Hippix em seu skate, a caminho do trabalho

créditos: Emon Hassan / The New York Times

 

Em meio aos milhares de nova-iorquinos que se locomovem a pé, de bicicleta ou de carro pela cidade, um grupo cada vez maior tem usado o skate como seu principal meio de transporte - e como uma estratégia para se manter em forma.

Andrei Hippix, de 23 anos, anda quase 3 km entre sua casa e o trabalho, além de usar o skate para encontrar amigos e resolver problemas. "Levo pouco mais de 10 minutos para chegar ao trabalho, e é uma ótima forma de se movimentar porque eu não preciso me preocupar com qualquer outro equipamento", disse ele. "Eu ando de skate e, quando termino, guardo-o facilmente, pois é leve e ocupa pouco espaço."

Andrei disse que ele geralmente anda num ritmo tranquilo para apreciar a paisagem, mas que ele acelera quando quer um exercício mais intenso. "É um treino cardiovascular, e quanto mais rápido eu vou, mais estou exercitando meu fôlego", disse ele. "E isso pode se tornar mais difícil dependendo do peso da mochila", conclui.

Ou seja, andar de skate, além de divertido, é um excelente exercício. Michele Olson, professora de ciência em Montgomery, Alabama, disse que a prática do skate envolve tanto os grandes quanto os pequenos músculos do corpo. "Quadríceps, glúteos e panturrilha trabalham para empurrar o chão; já a lombar e o abdome ajudam no equilíbrio.", disse ela.

DeNell Todd, um skatista de 51 anos de idade, anda de skate por cerca de 45 a 90 minutos para chegar ao seu trabalho. "Eu planejo minha rota, dependendo de quanto tempo eu tenho", disse ele. "E se eu não estou apressado, eu vou ao redor do Central Park onde eu posso andar de skate sem parar". Ele disse que andar de skate não é apenas relaxante, mas que também o ajudou a perder 30 kg ao longo dos últimos anos.

Ryan Daughtridge, da empresa Bustin Boards, disse que os skates projetados para este público possuem rodas maiores e mais suaves, são mais próximos ao chão e são entre 10 a 25 centímetros mais compridos, o que os tornam mais estável e mais fáceis de manobrar.

 

*Tradução livre realizada pela Skatenuts. A marca está em busca de investidores que apoiem a ideia do skate como alternativa sustentável para a mobilidade urbana

 

Leia também:

Skates elétricos estão ganhando as ruas

"Skate é alternativa para a mobilidade urbana", diz Haddad

Empresa holandesa cria híbrido de carrinho de bebê e skate



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário