VLT de Berlim serve de inspiração em evento na Baixada Santista

Em fórum na cidade de Santos (SP), empresários e prefeitos ouviram apresentação sobre o transporte público na Alemanha, onde o bonde (VLT) é usado desde os anos 1970

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 / Mobilize  |  Postado em: 07 de maio de 2014

"Tram", o VLT de Berlim, em operação há décadas

créditos: AlfvanBeem / Wikimedia

 

Os bons exemplos de Berlim, capital da Alemanha, na área da arquitetura e, principalmente, no transporte público, foram destaque de um fórum setorial realizado na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda e terça-feiras, e que contou com a presença de empresários, prefeitos e outras personalidades. 

 

Entre os temas debatidos, estiveram soluções criativas vindas do país germânico que podem ajudar o futuro das cidades da Baixada Santista. Uma delas é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que terá sua primeira linha instalada na região ainda este ano. O transporte já existe em Berlim desde o fim dos anos 1970.

 

'Tram'

O transporte público na Alemanha é considerado um dos mais ágeis da Europa. O sistema conta com trem de superfície, ônibus, metrô, travessia de barcos e também o VLT, que lá é chamado de 'tram'. Prova da eficiência do serviço é que, em uma cidade de 3,5 milhões de habitantes, apenas 31% dos moradores usam o carro particular. Assim, não há trânsito parado na rua, nem nos horários de pico.

 

Lá, com o bilhete único, o passageiro pode se deslocar durante duas horas, usando todos os sistemas. A cidade é dividida em regiões A, B e C, e o preço da tarifa varia conforme o percurso avança para os três setores. A rede tem aproximadamente 200 km, é uma das mais extensas do mundo e transporta por ano mais de 157 milhões de passageiros.

 

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente no evento, declarou que exemplos como esse devem servir de inspiração. “É importante aprender com os bons exemplos do mundo inteiro e mobilizar a sociedade para ter uma agenda estratégica de desenvolvimento, elencando obras prioritárias para que qualquer governante, de qualquer partido político, possa colocar essa agenda em prática”, ressaltou.

 

Já o prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili, não poupou elogios ao VLT. “Eu sei da importância do VLT em toda a Europa, e nós estamos engatinhando aqui na nossa região. Vai ser um ‘boom’ muito positivo, não só no setor imobiliário como na questão da mobilidade, que vai ser urbana e humana. Vai ter dignidade, vai ter conforto, vai ter qualidade. É sensacional”, observou o prefeito.

 

O Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região (Ficon) aconteceu nesta segunda e terça-feiras (5 e 6), na cidade de Santos (SP).

 

Leia também:

Primeiro VLT da Baixada Santista deixou a Espanha nesta terça-feira (8) 

Autorizadas obras complementares do VLT de Santos (SP) 

BRT ou VLT? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rômulo - 07 de Maio de 2014 às 17:41 Positivo 1 Negativo 0

Mas a Vossloh não é alemã?! É compreensível que alguns políticos da região, que fizeram tour europeu para "conhecer de perto" a tecnologia da empresa na Espanha (Valência! Até eu!!) e Alemanha. Será que tinha ícone Vossloh entre os dos financiadores?

Clique aqui e deixe seu comentário