Lisboa na semana da mobilidade debaterá integração entre modos de transporte

A capital portuguesa participa, entre 16 e 22 de setembro, da Semana Europeia da Mobilidade, com ações de sensibilização, palestras e passeios para pedestres e ciclistas

Notícias
 

Fonte: País ao Minuto  |  Autor: País ao Minuto  |  Postado em: 10 de setembro de 2015

Lisboa promove a Semana Europeia da Mobilidade

Lisboa promove a Semana Europeia da Mobilidade

créditos: Lusa/País ao Minuto

 

Com o tema 'Escolhe. Muda. Combina', a Câmara Municipal de Lisboa quer “promover o debate sobre a 'multimodalidade' durante a Semana Europeia da Mobilidade. A ideia é que os cidadãos possam andar pela cidade, combinando várias formas de se deslocar, "usufruindo, assim, de uma viagem mais rápida e agradável", explica o site do órgão.

 

"A escolha de diferentes tipos de transporte potencializa uma melhoria da qualidade de vida da população, e contribui para uma mobilidade mais sustentável", acrescenta a autarquia.

 

A semana dedicada à mobilidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, organizada na capital portuguesa pela Câmara e assinalada por várias cidades do país nos últimos anos.

 

Entre as ações que serão realizadas em Lisboa estão caminhadas para a terceira idade e conferências com os seguintes temas: "Mobilidade urbana sustentável", "SIG(a) o peão..." e "Mobilidade: Desafio global com soluções locais?".

 

No dia 17, é apresentado o projeto "Segurança (+65) -- Prevenção Rodoviária para a Terceira Idade" e será entregue o Prêmio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

 

No dia seguinte, é estimulada a ida para o trabalho de bicicleta (projeto 'Bike to work'), serão inaguradas a "escadas amigas das bicicletas" na Travessa da Portuguesa, e o estacionamento gratuito para bicicletas no parque da Calçada do Combro, e na avenida Ribeira das Naus será realizado passeio de bicicleta solidário noturno.

 

No dia 19, haverá caminhada e passeio de bicicleta em Alvalade, ao mesmo tempo que "Telheiras [está] em movimento", com atividades em bicicleta e jogos, e as avenidas de Roma e Guerra Junqueiro dinamizam o comércio de rua com o "Movimento Certo" (que também se realiza no dia de seguinte).

 

O passeio "Lisboa Ciclável" da FPCUB começa às 14h45, a partir das 15h00 haverá o passeio "Lisboa vai ao parque" no Parque Recreativo do Calhau e na Tapada das Necessidades.

 

No dia 20, terá um passeio de bicicleta entre Entrecampos e a Ribeira das Naus e uma corrida de 10 quilómetros em Belém.

 

No dia seguinte, para estimular o uso de carros elétricos, na praça dos Restauradores, haverá a atividade "Em Lisboa de carro elétrico".

 

No último dia da Semana da Mobilidade, destacam-se as atividades "Minifiscal", em que as crianças identificarão situações de estacionamento incorreto ou abusivo na Avenida da Igreja e colocarão multas fictícias nos automóveis, e "Logística Urbana Verde", com demonstrações da utilização de meios de transporte ecológicos (como cargo 'bikes' e triciclo) no transporte de mercadorias no quotidiano.

 

Nestes dois últimos dias será incentivada a ida de bicicleta para a escola e para a universidade.

 

Leia também:

Senado aprova PEC que torna transporte público um direito social

Mobilize participa do 3º Jane's Walk, em Brasília

Ajude a construir a nova Cidade da Bicicleta em Porto Alegre


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário