Uma cidade sustentável e amiga do ciclista

Em artigo, o vereador comenta a implantação do Plano Cicloviário de Fortaleza, que completa um ano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Ass. Imprensa  |  Autor: Evaldo Lima"  |  Postado em: 11 de dezembro de 2015

Pai transporta filhas à escola em ciclovia de Fort

Pai transporta filhas à escola em ciclovia de Fortaleza

créditos: Wanderley Freitas/Tribuna do Ceará
 
No dia 22 de dezembro de 2014, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuir para uma mobilidade sustentável e que pensa para além dos gargalos de veículos automotores. 
 
Hoje, quase um ano depois da aprovação, o caminho percorrido para tornar Fortaleza cada dia mais ciclável é motivo de orgulho a todos que participaram desta construção – prefeitura, movimentos sociais e parlamento. Em toda a história da Cidade, Fortaleza construiu 87 km de ciclovias e ciclofaixas. Nos últimos meses, a malha cicloviária aumentou para 127,5 km, com 68,8 km de ciclofaixas. A capital cearense figura atualmente entre as cinco cidades do Brasil mais propícias ao ciclismo. 
 
Aliado ao plano está o Bicicletar, Sistema de Bicicletas Compartilhadas, que neste 2015 destacou Fortaleza como a cidade de maior média de viagens diárias por estação. O sistema é utilizado principalmente como modo de mobilidade urbana - 70% dos usuários fazem o deslocamento de suas residências para o trabalho ou estudo. Em dias úteis, o Bicicletar registra cerca de 1.850 viagens, além de 1.700 viagens em fins de semana. O Bicicletar já ultrapassou 500 mil viagens, contribuindo para uma mobilidade sustentável na cidade com menos carros nas ruas e na diminuição na emissão de gases poluentes. São 60 estações de bicicletas, e a meta é alcançar 80 estações em 2016.
 
A população se percebe capaz de assumir o transporte como saída viável em meio ao congestionado trânsito. Um ciclista dá força para que outro adote o meio de transporte e assim, numa evolução gradual, o número de usuários de bicicleta só cresce.  
 
Mais que lazer e prática desportiva, pedalar faz bem ao cidadão e à cidade. A inserção da bicicleta como modal de transporte é uma construção cultural. É preciso, dia a dia, dar mais um passo na educação de trânsito. 
 
A atmosfera tão elogiada e vista aos domingos, na Ciclofaixa de Lazer, é o que queremos para os sete dias da semana. O ciclista bem-vindo. E com toda a estrutura a seu favor. 
 
*Evaldo Lima é vereador de Fortaleza (PCdoB)



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário