Projeto de lei que cria rede de empréstimo de bikes em SP é sancionado

Falta ainda regulamentar a lei que prevê compartilhamento de bicicletas em terminais do transporte público, o que deve ocorrer em até 60 dias

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2016

Em Sorocaba, programa de empréstimo de bicicleta é

Programa de empréstimo de bikes semelhante, em Sorocaba

créditos: Reprodução

 

O projeto de lei instituindo o Programa Integra Bike São Paulo, que consiste em uma rede de empréstimo de bicicletas públicas nos terminais de ônibus da cidade, estações da CPTM e do metrô, foi sancionado pelo prefeito Fernando Haddad.

 

O projeto é de autoria do vereador petista Paulo Reis e também prevê o compartilhamento de bicicletas na periferia da capital paulista.

 

O sistema será semelhante ao adotado em diversas cidades e deve funcionar de forma parecida com o Bike Sampa, rede privada de empréstimo de bicicletas que hoje tem 279 estações na capital, e é viabilizado por meio de convênio da Prefeitura com o banco Itaú. O banco Bradesco também empresta bicicletas, mas aos domingos para as ciclofaixas de lazer que somam 120,7 km.

 

O Integra Bike prevê que a iniciativa privada coloque as bicicletas para empréstimo. Para retirar o veículo, o usuário deve fazer um cadastro prévio no sistema. O projeto prevê também mecanismos de autoatendimento. Todo o processo poderá ser feito por meio do Bilhete Único.

 

O objetivo é conectar o transporte público ao cicloviário, permitindo que as pessoas usem a bicicleta e continuem o trajeto de ônibus, trem ou metrô. Em 2013, o Metrô chegou a emprestar bicicletas nas estações, mas o programa foi descontinuado por falta de interesse da patrocinadora.

 

Ainda falta regulamentação, o que deve ocorrer no prazo de 60 dias. Ainda não foram estabelecidos aspectos como se as estações de bicicletas serão implantadas dentro ou fora dos terminais e estações e quantos pontos de compartilhamento devem existir na cidade.

 

Leia também:

Projeto cria incentivo em dinheiro para uso da bicicleta em SP 

Justiça determina que recursos de multas de trânsito podem custear atividades da CET-SP 

SP: Avenidas do Estado e Giovanni Gronchi ganham faixas de ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário