Parque Ibirapuera em SP ganhará praça em lugar de estacionamento

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha está redesenhando o famoso parque paulistano. Vagas para carros serão exclusivas para idosos e pessoas com deficiência

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Mônica Bergamo  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2016

Vista aérea do Parque Ibirapuera, entre a Oca e o

Vista aérea do Parque Ibirapuera, entre a Oca e o Obelisco

créditos: Divulgação/Turismo em São Paulo

 

Já ficou pronto o projeto que a Prefeitura de São Paulo encomendou ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha e que prevê várias mudanças no parque Ibirapuera. As propostas já foram inclusive encaminhadas aos órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico da cidade, informa Mônica Bergamo na sua coluna de hoje (11) do jornal Folha de S. Paulo.

 

Mendes da Rocha redesenha toda a entrada do parque. O estacionamento em frente ao Auditório do Ibirapuera, por exemplo, desaparecerá. Em seu lugar será construída uma grande praça, de piso permeável, que ligará o espaço de espetáculos à Oca.

 

Esta passará a ser a grande entrada do Ibirapuera, bem em frente ao Obelisco. Os usuários do parque poderão acessá-la a pé e por ali não sairão mais automóveis (hoje, as pessoas entram com o carro pela Bienal, contornam a Oca e se dirigem ao estacionamento em frente ao auditório. Nada disso poderá mais ser feito).

 

Perto dessa grande entrada serão instalados pontos de táxi e de ônibus e estacionamento para pessoas com deficiência. "A ideia é que se chegue ao parque de transporte público", diz o secretário municipal de Cultura, Nabil Bounduki.

 

A praça servirá também como espaço de acesso "aos prédios de cultura do Ibirapuera", diz o secretário, citando a Oca, o MAM (Museu de Arte Moderna), a Bienal e o Museu Afro Brasil. Estão previstas também melhorias internas na Oca, para aumentar a segurança do local. Se tudo correr como o previsto, as obras começam neste semestre, diz o secretário Bonduki.


Leia também:

Corredores desbravam São Paulo guiados por obras de Oscar Niemeyer

Projeto de lei que cria rede de empréstimo de bikes em SP é sancionado

"Calçada também precisa de projeto", diz arquiteto


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário