Coletivos iniciam maratona "Calçada Cilada 2016"

Ação acontece durante o mês de março e vai mapear problemas em calçadas de ruas, avenidas e praças. Articulação envolve coletivos de todo o país

Notícias
 

Fonte: Calçada Cilada / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 29 de fevereiro de 2016

Coletivos preparam maratona

Foto obtida em S. Paulo na maratona Calçada Cilada de 2015

créditos: Andrew Oliveira (#CalçadaCilada)


Março vai ser o mês da Maratona #CalçadaCilada2016, ação que pretende mapear com fotos e avaliações rápidas a situação dos passeios públicos nas cidades brasileiras.

 

Organizado pelas organizações Corrida Amiga, com suporte do aplicativo Cidadera, a atividade conta com a colaboração e apoio de grupos e ONGs de todo o país, entre eles o Mobilize Brasil.

 

A ideia é utilizar o Cidadera para registrar o maior número possível de problemas (ciladas), como buracos, postes mal localizados, calçadas muito estreitas, rampas de saídas de garagens, degraus e outros obstáculos que impedem a circulação de quem caminhe ou circule com uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê.

Por que Calçadas Ciladas 2016? 
A proposta dos organizadores da ação é "acabar com o grau de insignificância a que estamos submetidos em nossas cidades ao se deslocar a pé, em cadeiras de rodas, ao não poder ir e vir livremente em cidades que nos negam direitos, o direito à cidade.

Um dos motes da campanha neste ano é o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015)

A campanha vai priorizar as vias com grande circulação de pessoas, como aquelas próximas a hospitais, escolas, centros de compras, terminais de transportes ou atrações turísticas, seja no centro das cidades ou nos bairros mais distantes. 

 

Como participar
O ideal é baixar o app Cidadera no smartphone, de forma a poder registrar as avaliações diretamente dos locais visitados. Mas também é possível fotografar e anotar as informações para publicá-las no site do Cidadera (https://cidadera.com).

 

Seja no app ou no site, clique no link "Pedestre", escolha a cidade, localize a rua e indique os problemas encontrados. O objetivo é gerar um mapa nacional #CalçadaCilada para alimentar outras pesquisas relacionadas à caminhabilidade urbana.

 

A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.

 

Programada para todo o mês de março, a campanha #CalçadaCilada segue até os dias 2 e 3 de abril, quado acontece um mutirão para encerramento das avaliações. 

 

Participe da Maratona #calçadacilada! 

Acesse o site do Cidadera (cidadera.com) 

Baixe o aplicativo: 

# Para baixar na versão Android. acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cidadera

# A versão IOS está no link https://itunes.apple.com/br/app/cidadera/id682939449?mt=8

 

Fotografe, registre as Calçadas Ciladas em sua cidade, em seu bairro!

 

Leia também:
"Calçada também precisa de projeto", diz arquiteto 
Manaus prepara cartilha "Calçada Legal" 
Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas 

 


Arquivos
Download
1

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Marcelo - 01 de Abril de 2016 às 15:19 Positivo 0 Negativo 0

Ótima iniciativa! Registro que ém Campos-RJ, as calçadas são tomadas por carros, entulhos, ambulantes etc, sem qualquer tipo de controle de posturas pelo município.

Clique aqui e deixe seu comentário