Ônibus de Foz do Iguaçu (PR) circulam com livros para os usuários

Os veículos estão recebendo as bolsas do projeto "Roda Livro". Caso a iniciativa dê certo, a intenção é levar os livros também às unidades de saúde do município

Notícias
 

Fonte: Jornal Floripa  |  Autor: Jornal Floripa  |  Postado em: 03 de maio de 2016

Livros serão disponibilizados em 50 ônibus

Livros estarão disponíveis em 50 ônibus

créditos: Fabiula Wurmeister

 

As viagens nos ônibus do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, passam a partir desta segunda-feira (2) a ser mais divertidas e inspiradoras. Isto porque os veículos estão recebendo as bolsas do projeto “Roda Livro”, mantido pela Fundação Cultural e parceiros. Caso a iniciativa dê certo, a intenção é levar os livros também às unidades de saúde do município.

 

“Algumas viagens são demoradas. Do centro da cidade para alguns bairros, é de 30 a 40 minutos e às vezes mais. Este tempo pode ser aproveitado com uma boa leitura. E, um livro puxa outro. Esta é a ideia, incentivar a leitura e, com os exemplares nos ônibus, tornar isso mais acessível”, comentou a diretora-presidente da Fundação Cultural, Arinha Rocha ao lembrar que a iniciativa, ainda em fase de testes, é espelhada em ações de outras cidades como a de Curitiba, onde livros são disponibilizados em algumas estações-tubos.

 

Entre doações e parte do acervo da Biblioteca Municipal, com exemplares duplicados, serão disponibilizados 9.000 títulos aos usuários do transporte público. Há opções de clássicos da literatura brasileira e estrangeira, infanto-juvenil, romance, ficção, autoajuda, poesia, revistas e histórias em quadrinhos. Um deles também traz a história da passagem do aviador Santos Dumont pela fronteira e a importância para a criação do Parque Nacional do Iguaçu. Os livros podem ser lidos durante a viagem ou levados para casa. “Quem quiser, também pode fazer doações”, reforçou Arinha.

 

Inicialmente, os livros estarão circulando em 50 dos mais de 150 ônibus que servem o transporte público da cidade diariamente. Nesta primeira etapa, estão sendo contempladas as linhas de maior movimento como a do Parque Nacional, bastante usada por turistas, Vila C e Cidade Nova, frequentada por estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e Porto Meira e Morumbi, uns dos bairros mais populosos da fronteira.

 

A servidora pública Marlene Anastácia de Oliveira conta que costuma ler enquanto se desloca para o trabalho e na volta para casa. “Gostei da ideia. Já leio a Bíblia e agora vou ter mais opções”, disse enquanto folheava um livro de autoajuda. “Vai ser muito bom para passar o tempo. Ter o livro à mão pode fazer a gente deixar um pouco de lado o fone de ouvido e o celular”, brincou a estudante Kauana Oliveira.

 

A proposta contagiou também alguns dos funcionários do transporte público. “O meu expediente é de 7 horas. Entro meio-dia e saio às 19h. Preciso ficar atento quando o ônibus para, e sobem e descem os passageiros, e enquanto cobro a passagem. O resto do tempo eu posso aproveitar para ler e me distrair. O tempo vai passar mais rápido agora com os livros. Cheguei e já peguei um para ler”, contou o cobrador César Augusto de Souza.

 

Leia também:

Projeto prevê ciclovia entre Foz do Iguaçu e Cascavel (PR) 

Em Foz do Iguaçu, pessoas usam ciclovia para caminhar, correr e pedalar 

Foz do Iguaçu ganhará ciclovia no Parque Nacional 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário