Número de ciclistas em BH aumenta 480% em seis anos, segundo grupos

Contagens de ciclistas, feitas por cicloativistas em 2010 e neste ano, apontaram crescimento no uso de bicicleta em vários pontos da capital mineira

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Natália Oliveira  |  Postado em: 23 de maio de 2016

BH registra aumento de ciclistas de 480% em seis a

BH registra aumento de ciclistas de 480% em seis anos

créditos: Radicore

 

O número de ciclistas de Belo Horizonte aumentou 480% em seis anos, segundo dados coletados por grupos de ciclistas. 

 

Em 2010, o coletivo Mountain Bike realizou uma contagem de ciclistas durante 12 horas na ciclovia da avenida Bernardo Monteiro, e contabilizou 57 ciclistas. Já neste ano, a BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte) contou 274 ciclistas no mesmo local e período, uma média de um ciclista a cada 2 minutos e 38 segundos. 

 

Para Carlos Edward Campos, da BH em Ciclo, o aumento de ciclistas se deve a que cada vez mais pessoas vêm percebendo a bicicleta não só como lazer como meio de transporte. “Além de economia de tempo e dinheiro, a implantação da estrutura cicloviária nesse trecho e a percepção de que pedalar é benéfico à saúde contribuíram”, disse.

 

Outro dado importante é o número de mulheres que passaram pela ciclovia, que também aumentou. Em 2016 foram 340% de mulheres a mais, segundo o levantamento. Em 2010 passaram apenas 3 mulheres pela via, representando 5% do total naquele ano; já neste ano, foram 46 mulheres, o que representa 17% do total de ciclistas que passaram pela Bernardo Monteiro.

 

Outros dados

Também o levantamento do destino dos ciclistas apontou que em 2010, 11 ciclistas seguiam no sentido avenida Getúlio Vargas, e 46 ciclistas no sentido avenida do Contorno. Já em 2016, os que seguiam em sentido Savassi eram 147, e no sentido Hospitais, 127. 

 

Em relação à idade verificada dos ciclistas, não houve muita variação entre 2010 e seis anos depois. A maioria dos ciclistas que passaram pela ciclovia manteve-se com idades variando entre 18 e 40 anos. 

 

No levantamento deste ano, foram levantados também o tipo de via utilizada, de bicicleta e o uso de capacete. A pesquisa identificou que 252 ciclistas (91,97%) utilizaram a ciclovia e 22 (8,3%) a rua. O número de bicicletas particulares superou a de públicas, sendo 246 (89,78%) particulares e 24 (8,76%) as alugadas.

 

Leia também:

Ônibus de BH vão transportar bicicletas 

Abaixo-assinado pede implantação de ciclovia na MG-010 

No Brasil, maioria dos que usam bike para ir trabalhar são de baixa renda


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário